IMAGEM: VAGAS.COM |
Modelos prontos não são boa opção para você se diferenciar dos concorrentes.
A sua carta de apresentação
precisa mostrar ao recrutador que você é capaz de se diferenciar dos
outros candidatos.
É exatamente por isso que modelos prontos não são a
melhor opção. Para escrever a melhor carta de apresentação da sua
carreira, você precisa customizá-la o máximo possível de acordo com seu
objetivo. Quer saber como?
Confira as recomendações do especialista Raul
Lima, Coordenador de Transição de Carreira da consultoria Stato.
Como customizar sua carta de apresentação
1. Defina seu objetivo
Você está enviando a carta para se
candidatar a uma vaga? Para aumentar seu networking? Porque é a empresa
dos seus sonhos ou porque você foi indicado por um colega? Essa
informação deve estar no início da carta.
2. Defina o canal de contato
Você vai enviar a carta por email?
Por um site de recrutamento com o VAGAS.com.br? Pelas redes sociais?
Pelo Whatsapp? Cada canal exige um tamanho de texto e um grau de
formalidade específicos. “Você não pode simplesmente copiar e colar a
mesma carta de um canal para outro”, diz o especialista. Respeite as
características e “legibilidade” de cada canal.
3. Acerte o grau de formalidade
Para acertar o tom da carta, você
precisa descobrir o grau de formalidade utilizado na empresa. “Startup e
agências de publicidade, por exemplo, costumam ser muito informais,
enquanto bancos e empresas de tecnologias têm mais formalidades”, alerta
Raul
4. Analise a vaga
Se você estiver se candidatando a uma vaga, analise o anúncio até entender realmente qual é o match entre o que a empresa busca e o seu perfil profissional. Explique por que você é o candidato adequado para aquele cargo.
5. Estude a empresa
A melhor forma de customizar sua
apresentação é descobrir tudo o que puder sobre a empresa. Faça um
diagnóstico do que ela precisa para saber o que você tem a oferecer.
Qual sua área de atuação? Seu tamanho? Sua participação de mercado? Ela
está em crescimento ou enfrenta alguma crise? Quais as últimas notícias
sobre ela na mídia?
6. Diga como você pode ajudar
Depois de passar por todos esses
questionamentos, é hora de mostrar o que tem a oferecer. De forma
objetiva, fale por que você pode fazer a diferença naquela empresa ou
naquela posição específica. Seja claro, direto e evite adjetivos.
“Se você conhecer algum mecanismo que
possa potencializar os negócios da empresa, cite isso”, diz Raul.
Por
exemplo, se você estiver se apresentando a uma startup de alimentação
saudável e tiver bom relacionamento com academias e supermercados que
trabalham com essa linha de produtos, esta é a hora de dizer”, recomenda
o especialista.
Uma carta de apresentação tem muito
mais chances de chamar a atenção do recrutador e abrir as portas para
você. Certamente dá mais trabalho do que adaptar um modelo pronto, mas é
também muito mais eficiente.
Ou você duvida? Experimente agora mesmo.
FONTE: VAGAS.COM
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