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Empresas procuram candidatos com algumas competências pessoas difíceis de ensinar e medir. Veja quais são elas
Soft skills,
também chamadas competências comportamentais, são atributos pessoais
que você precisa ter para ser bem-sucedido no local de trabalho.
Ao contrário das hard skills, chamadas competências
técnicas, as soft skills são competências mais difíceis de definir e de
medir. Normalmente, elas estão relacionadas à capacidade de interagir
com outras pessoas no local de trabalho.
Além disso, as soft skills também costumam ser mais difíceis de
aprender do que as hard skills. Por isso, muitas vezes os empregadores
acabam dando preferência a candidatos que tenham boa capacidade de se
relacionar com outras pessoas, por exemplo, em detrimento daqueles que
têm um nível mais alto de inglês.
Eles entendem que seja mais fácil aprender um idioma, competência essencialmente técnica, do que melhorar a habilidade de relacionamento, que é uma competência comportamental.
Confira a seguir algumas das soft skills mais buscadas pelos
empregadores. E lembre-se de que desenvolver essas competêncais e
incluí-las no currículo e na carta de apresentação, além de enfatizá-las
durante a entrevista, pode aumentar suas chances de ser contratado.
Soft skills mais demandas pelos empregadores
1 – Comunicação
A capacidade de se comunicar, como dissemos, é importante em quase
todo tipo de emprego. Ela é extremamente útil para falar com clientes,
colegas, chefes ou fornecedores, seja pessoalmente, por telefone ou
email.
A boa comunicação engloba tanto a capacidade de se expressar quanto a de
ouvir o que as pessoas dizem. Os empregadores querem funcionários que
possam não apenas comunicar suas próprias idéias, mas também saibam ouvir os outros com empatia.
Em trabalhos de atendimento ao cliente, por exemplo, ouvir é uma habilidade particularmente importante.
2 – Pensamento crítico
Não importa qual seja o emprego, as empresas querem candidatos que
possam analisar uma situação e tomar a melhor decisão. Quer você esteja
trabalhando com dados, ensinando alunos ou consertando um sistema de
aquecimento doméstico, você precisa entender os problemas, pensar
criticamente e encontrar soluções.
3 – Liderança
Embora nem todas as vagas sejam de liderança,
a maioria das empresas quer saber se você já tem a capacidade de
gerenciar situações e pessoas. Essa competência é ainda mais
indispensável quando você está de olho em um cargo com potencial de
promoção. Naturalmente, o empregador vai querer saber se você tem o que é
preciso para se tornar um líder no futuro.
A capacidade de liderança
inclui a capacidade de resolver problemas e conflitos entre pessoas e
tomar decisões executivas.
4 – Atitude positiva
Os empregadores estão sempre procurando alguém que leve uma atitude
positiva para o escritório. Isso significa que eles buscam funcionários
que sejam amigáveis uns com os outros, ávidos por trabalhar e,
geralmente, pessoas agradáveis de se ter por perto.
5 – Trabalho em equipe
As empresas também procuram candidatos que possam trabalhar bem em
equipe. Quer você esteja fazendo muitos projetos colaborativos ou
simplesmente participando de algumas reuniões de departamento, você
precisa ser capaz de trabalhar efetivamente com as pessoas ao seu redor.
Algumas competências relacionadas ao trabalho em equipe incluem a
capacidade de negociar com os outros e reconhecer e apreciar a
diversidade em uma equipe. Outra competência relacionada é a capacidade
de aceitar e dar feedback.
6 – Ética de trabalho
Os empregadores também querem candidatos que trabalhem com ética.
Eles entendem que pessoas com essa característica costumam concluir
tarefas no prazo, manter o foco e a organização. Além disso, conseguem
tanto trabalhar de forma independente quanto seguindo instruções.
Ensinar ética de trabalho é tarefa bastante complicada, por isso as
empresas costumam dar preferência para quem consegue demonstrar essa
competência durante o processo seletivo.
FONTE: VAGAS.COM
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