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Veja o que fazer para sobreviver à influência dos colegas desagradáveis sem prejudicar seu desenvolvimento.
Colegas de trabalho desagradáveis
não são raridade. Aprendemos desde cedo a lidar com quem nos desagrada.
Isso porque toda família, toda escola, todo condomínio (ou turma da
rua) tem aquele coleguinha que extrapola nas piadinhas, é “grudento”,
desanimado ou inconveniente.
A primeira estratégia que desenvolvemos é a de fugir da pessoa,
evitando compartilhar do mesmo espaço físico. Essa tática parece estar
ligada ao nosso instinto de sobrevivência, pois é natural ao ser humano
evitar aquilo que causa desconforto – reagimos de maneira automática
quando sentimos frio ou calor, medo, nojo.
Essa técnica funciona bem, mas o problema é que em ambientes profissionais
nem sempre é possível evitar o contato, principalmente quando há
relações de troca, cooperação ou subordinação com pessoas chatas. Como
se trata de uma estratégia primitiva, será que podemos desenvolver algo
mais eficiente para lidar com essa situação?
Como não se deixar abalar por pessoas chatas no trabalho
1. Saiba o que incomoda
A primeira coisa a fazer é uma análise profunda sobre o que mais o
incomoda naquela pessoa. Como disse Freud: “Aquilo que te incomoda nos
outros tem muito a dizer sobre você”. Você muito provavelmente vai
encontrar pontos de simetria, o que poderá contribuir com seu
autoconhecimento, conhecimento do colega e consequente melhoria da relação.
2. Não compartilhe defeitos
Feita a análise, por favor: não compartilhe os defeitos encontrados
naquela pessoa nem com ela e nem com outros colegas. Guarde para si
todas as imperfeições e compartilhe apenas aquilo que contém potencial
de melhoria. A técnica do reforço positivo é muito mais eficiente do que a crítica – acredite!
3. Não forneça muita informação sobre você
Uma versão mais elaborada do “fugir da pessoa” é o que chamo de não
dar ousadia. A principal diferença entre elas é que não dar ousadia
significar não fornecer informações que possam aumentar o contato com a
pessoa, como pontos em comum, assuntos para conversas,
informações pessoais. A ideia é manter as transações apenas no que
tange as relações profissionais. E por falar em relações profissionais,
ser profissional em suas relações significa: ser educado, respeitoso,
cooperativo e facilitador.
4. Preserve seu (bom) humor
Por fim, não deixar se abalar com a situação. Só
existe uma pessoa capaz de alterar seu humor: você! No final das contas é
você quem decide como vai lidar internamente com os acontecimentos do
seu dia a dia. Como disse Dalai Lama: “não deixe que o comportamento dos
outros tire a sua paz”.
Importante: lembre-se de que ninguém é chato porque quer. O chato,
normalmente, não sabe que é chato e por isso é digno de compaixão. Posso
ser eu, pode ser você ou seu irmão…
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/4-passos-para-lidar-com-colegas-de-trabalho-desagradaveis/
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