A maioria dos bons profissionais exibe um conjunto de características pessoais semelhantes, independente da área de atuação.
São características positivas baseadas em competências comportamentais que podem fazer a diferença na carreira do profissional.
Para
 quem está preocupado com o seu próprio desenvolvimento, indicamos a 
seguir uma lista de características pessoais associadas aos 
profissionais de sucesso.
1. Bom humor

Conviver com pessoas de bom humor produz uma melhoria sensível 
no clima organizacional. São aquelas pessoas que conseguem rir de si 
mesmas quando cometem erros ou que conseguem ver o lado positivo de 
tudo.
O bom humor também é uma característica que pode ser 
contagiante. Na medida certa, este pode ser um antídoto para a baixa 
produtividade e melhoria dos relacionamentos interpessoais na empresa.
2. Originalidade
Buscar
 a originalidade naquilo que faz, é uma característica marcante. 
Procurar por novas formas de fazer as antigas rotinas, contribui para 
incentivar a inovação no ambiente de trabalho.
Estes são 
profissionais que gostam de serem reconhecidos pelo trabalho que 
realizam. Na procura pela ideia original, podem acabar por colocar a 
empresa na dianteira da inovação disruptiva.
3. Responsabilidade
Possuir
 a habilidade de assumir sua participação em alguma tarefa, é sinal de 
responsabilidade. A maioria das empresas gosta de profissionais que não 
tem problemas para assumir novas responsabilidades.
Com a 
diminuição das equipes por conta de crises econômicas, é cada vez mais 
comum um profissional assumir novas responsabilidades. Esta é uma das 
formas de negociar novos cargos e aumentos salariais.
4. Autoconfiança
O
 profissional autoconfiante conhece os seus valores e potencialidades. 
Ao mesmo tempo, reconhece as próprias limitações, mas se permite correr 
riscos calculados. Desta forma, se destaca na equipe por acreditar na 
sua própria força de vontade.
Esta característica é muito 
valorizada em posições de liderança. Isso ocorre porque sem 
autoconfiança, nenhum líder é capaz de passar credibilidade para a sua 
equipe. A liderança fica fragilizada e podem ocorrer problemas na 
gestão.
5. Foco

Conseguir manter a atenção em um mesmo assunto durante um 
determinado período de tempo é uma característica extremamente útil para
 todas as profissões. Através do foco, é possível manter a persistência 
até a conclusão das tarefas.
A falta de foco pode fazer com que o 
profissional procrastine com as tarefas, gerando problemas de não 
cumprimento de prazos. Além disso, um profissional com a atenção 
dispersa pode desviar a atenção dos outros colegas de trabalho.
6. Integridade
Possuir
 coerência entre aquilo que se diz e aquilo que se faz, é um sinônimo de
 integridade. Através desta característica é possível fortalecer a 
confiança no profissional, sabendo que qualquer compromisso assumido, 
será cumprido.
Ao contar com um profissional com integridade, os 
outros membros da equipe podem confiar que as tarefas sob a 
responsabilidade deste profissional serão concluídas. Isso contribui 
para um clima de confiança mútua na equipe.
7. Otimismo
Encarar
 os desafios com a cabeça erguida e acreditando que tudo pode dar certo,
 são os principais aspectos do otimismo. Esta característica pode ser 
contagiante, provocando estímulos em todos os membros da equipe.
Não
 se trata de viver iludido, achando que tudo são flores. O otimismo deve
 ser utilizado com os pés no chão, sempre considerando que a perspectiva
 positiva é a melhor opção do momento.
8. Proatividade
Partir
 para a ação de forma preventiva, é um dos aspectos da proatividade. Um 
profissional é considerado proativo quando age, independente de ter sido
 solicitado. São pessoas voltadas para a ação e resolução de problemas.
Está
 uma das características mais valorizadas nas empresas que utilizam o 
modelo de gestão participativa. Nestes ambientes, a responsabilidade do 
processo de tomada de decisões é compartilhada com a equipe.
9. Inteligência emocional

Importante para a manutenção dos relacionamentos pessoais em um
 patamar saudável. A inteligência emocional diz respeito a capacidade de
 fazer a gestão das próprias emoções, mesmo diante de eventos 
estressantes.
O cultivo da inteligência emocional capacita o 
profissional a lidar com situações de intensa carga emocional. Como por 
exemplo, negociações, entrega com prazos apertados, resolução de 
conflitos e outras situações semelhantes.
10. Resiliência
A
 resiliência está relacionada com a capacidade de voltar ao estado de 
equilíbrio após sofrer alguma pressão. Pode fazer muita diferença em 
ambientes onde a mudança é uma constante.
O retorno ao estado de 
equilíbrio permite que o profissional se adapte rapidamente às 
situações, sem precisar de um longo período de transição.
11. Relacionamento interpessoal
Essencial
 para qualquer atividade, o bom relacionamento interpessoal é a base 
para a construção de um clima organizacional saudável. A cordialidade e o
 senso de cooperação são dois indicadores de um bom relacionamento 
interpessoal.
A comunicação assertiva serve de base para a 
construção de um bom relacionamento interpessoal. O colaborador que não 
consegue se expressar de forma adequada, pode criar problemas de 
comunicação entre a equipe.
12. Comprometimento
O 
profissional que se compromete com os objetivos da empresa, age de forma
 positiva visando alcançar resultados. Geralmente, são pessoas 
organizadas que procuram seguir um plano de ação para atingir as metas.
Um
 dos maiores indicadores do nível de comprometimento de um profissional,
 ocorre quando ele oferece ajuda para outros membros da equipe em 
momentos de dificuldade. Este tipo de atitude é muito valorizada em 
tempos de crise.
13. Criatividade

A criatividade é uma das características mais cobradas pelas 
empresas atualmente. Por causa do aumento da concorrência em função dos 
constantes avanços tecnológicos, a criatividade se tornou um instrumento
 para alcançar a inovação.
Os profissionais criativos são aqueles 
que sempre contribuem com ideias durante as reuniões, por exemplo. 
Também costumam descobrir novas formas de executar as tarefas 
rotineiras.
14. Persistência
A persistência pode fazer 
toda a diferença no caminho para o sucesso. Através desta característica
 o profissional é capaz de tornar a tentar até conseguir o acerto, sem 
perder a força de vontade.
Através desta característica que as 
empresas conseguem aprimorar processos e métodos continuamente. Sem ela,
 a possibilidade de estagnação se torna muito maior. Com a concorrência 
cada vez mais acirrada, a persistência é uma ferramenta essencial para o
 sucesso.
Características de personalidade
Para finalizar, lembramos que as características podem depender do tipo de personalidade de cada pessoa.
Pessoas mais introvertidas podem ter mais dificuldade com características como comunicação e relacionamento interpessoal. Já os extrovertidos podem sentir dificuldades com foco e persistência.
FONTE:
https://www.todacarreira.com/caracteristicas-bom-profissional/
 
 
 
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