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Entenda por que ela atrai profissionais com formação tão diversificada que nem sempre sonhavam em atuar em vendas.
Trabalhar na área comercial é
o objetivo de muitos profissionais e, sem sombra de dúvidas, é uma das
áreas mais importantes para a empresa. Afinal, sem vendas não há
receitas e sem receita não há quem empreenda – nem mesmo uma organização
sem fim lucrativo.
Trabalhar para uma das áreas mais
importantes de uma empresa já deveria ser motivo suficiente para atrair
profissionais, mas ainda assim gostaria de acrescentar mais algumas
vantagens. Vamos lá.
Quais são as vantagens de trabalhar na área comercial
- Tem melhores possibilidades de remuneração variável, podendo alcançar bons salários;
- É a última a receber cortes ou demissões;
- É a que mais forma diretores e presidentes.
Essa é também uma área que apresenta
algumas particularidades interessantes. Boa parte dos seus profissionais
nem imaginava trabalhar nela um dia. São engenheiros, administradores,
advogados, fisioterapeutas, dentistas, entre outros, que, quando menos
esperam, estão lá apresentando, argumentando, negociando, vendendo.
Muitos até sabiam de sua extroversão, persuasão, negociação,
sociabilidade, mas mesmo assim nunca se viram vendendo de fato.
Dificuldades do comercial
Por vezes, no entanto, a área
comercial é tratada de forma pejorativa. Isso se deve aos insistentes ou
enganadores – aqueles que induzem clientes a comprar algo de que eles
realmente não necessitam. Ou, pior ainda, vendem aquilo que não
entregam.
Mas há também muitos vendedores que oferecem perfeitamente
aquilo que é preciso e outros que surpreendem oferecendo o que nem
sabíamos que precisávamos – também conhecidos como vendedores
consultivos.
Vendedores técnicos são mais valorizados
Quanto mais técnico o produto ou
serviço ofertado, mais importância se dá à formação profissional,
justificada pela necessidade de explanação técnica sobre o funcionamento
do produto ou serviço. No entanto, encontramos frequentemente o
seguinte discurso: “É mais fácil doutrinar uma pessoa sobre as
funcionalidades do produto do que ensiná-la a ligar, visitar,
prospectar, falar, escutar, argumentar”. Grande parte das competências
desse profissional está no âmbito das atitudes.
Comercial-compras: o outro lado da moeda
Até agora só dei foco ao
comercial-vendas, mas não menos importante é o comercial-compras – são
os dois lados da mesma moeda, e é isso que se aprende nos cursos de
gestão comercial. Em empresas de varejo, por exemplo, a maior parte da
estratégia comercial está no departamento de compras e não em vendas. O
sucesso da operação reside nas boas negociações com os fornecedores e
menos com o consumidor.
Seja em vendas, compras ou gerindo a
operação comercial, seja engenheiro, advogado ou gestor comercial, pouco
importa, o que importa é que é essa a área que cuida do mais importante
para uma empresa: a entrega da proposta de valor para o cliente.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/acontece/no-mercado/quais-sao-vantagens-e-dificuldades-de-trabalhar-na-area-comercial/
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