IMAGEM: VAGAS.COM.BR |
Não adianta trabalhar feito formiga se ninguém enxerga o que você faz.
Você trabalha muito, entrega tudo no prazo, com qualidade, mas nunca é promovido? Vive se perguntando por que não consegue se destacar no trabalho,
mas ainda não encontrou a resposta? É bem possível que você passe tanto
tempo trabalhando que mal tenha tempo para mostrar o que
faz, principalmente para o chefe, que é a figura mais importante nesse
caso. “É uma dificuldade muito mais comum do que se imagina”, afirma
Alexandre Rangel, sócio da Alliance Coaching. “Não basta botar o ovo”,
diz ele. “Tem de cacarejar.”
O coach explica que esse problema ocorre principalmente porque muita
gente acha, no fundo, que seu trabalho não é importante e não valoriza o
que está fazendo. “As pessoas também têm receio de serem mal interpretadas ao falar de si mesmas e das coisas boas que fazem”, afirma. Quer aprender a fazer seu trabalho aparecer? Siga estes passos.
Como você pode se destacar no trabalho
1. Entenda a importância do que você faz
Compreenda e entenda que seu trabalho é importante para o seu chefe. “Esse é o primeiro ponto”, diz Rangel. “Se não fosse importante, você não teria sido contratado.”
2. Mantenha o chefe atualizado
Mantenha seu chefe
bem informado sobre o que você está fazendo. “Todo chefe fica inseguro
quando não sabe o que o funcionário está fazendo”, afirma o coach. “Ele
vai gostar de ficar sabendo, pode acreditar.”
3. Estabeleça uma comunicação periódica
Estabeleça uma comunicação regular com seu superior.
Pelo menos uma vez por mês, por exemplo, sente-se com ele para
conversar sobre o trabalho que vem realizando. “Muitas pessoas passam
meses sem dialogar com o chefe e vão apenas pegando e entregando as
tarefas”, explica.
4. Tenha uma pauta para as conversas
Estruture uma pequena pauta para essas conversas periódicas. Pense
nos itens que você quer discutir. “Normalmente, essa conversa pode ser
dividida em três pontos”, diz Rangel. O primeiro é o trabalho de rotina.
“Peça um feedback sobre ele, veja se está tudo correndo bem e também tranquilize o chefe de que as coisas estão em ordem”, explica.
O segundo ponto é mostrar o que você melhorou de um mês para outro –
que processos foram melhorados, que controles você produziu, que
relacionamentos com clientes você aprofundou. O terceiro e último ponto é
perguntar para o chefe em que pontos você poderia melhorar ainda mais.
“Mostre na conversa que você tem visão do todo, que não enxerga apenas o
seu departamento, mas que conhece as implicações que o seu trabalho
podem causar em outras áreas.”
5. Peça orientações específicas ao chefe
“Quando pensar em executar melhorias, peça a ajuda do seu superior, que possivelmente seja alguém com mais experiência
e conhecimento”, sugere Rangel. Isso vai fazer com que o seu trabalho
fique mais evidente para ele e também com que a relação de vocês seja
mais próxima.
FONTE:
https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/5-passos-para-voce-se-destacar-no-trabalho/
Nenhum comentário:
Postar um comentário