quinta-feira, 3 de outubro de 2019

7 dicas úteis para lidar com o estresse no trabalho



Com ambientes de trabalho cada vez mais exigentes, está cada vez mais comum encontrar profissionais apresentando sintomas de estresse.

O esgotamento mental caracterizado pela síndrome de burnout, deixou de ser exclusividade das profissões onde o envolvimento interpessoal é mais intenso.

Sem o devido tratamento, o estresse pode não apenas prejudicar o indivíduo, mas também a organização como um todo. Além disso, os custos associados com o afastamento de profissionais podem piorar a situação.

Aqui estão algumas dicas que podem contribuir para a diminuição do estresse no ambiente de trabalho.


1. Mantenha o foco



Para evitar o estresse no trabalho mantenha o foco no que estiver fazendo no momento

Para evitar o estresse no trabalho mantenha o foco no que estiver fazendo no momento

Para quem nota que o estresse no trabalho está relacionado com as distrações, procure encontrar um método de trabalho que contribua com que você mantenha o foco. Assim, você evita procrastinar tarefas e gerar mais estresse pelo acúmulo.

Como sugestão, você pode usar a técnica pomodoro. Ela consiste em dividir o tempo de trabalho em fatias de 25 minutos, intercaladas com pausas de 5 minutos. Enquanto estiver trabalhando, permaneça fora das redes sociais e com o telefone celular desligado.


2. Aprenda a priorizar


Outro problema que pode gerar muito estresse é a incorreta priorização de tarefas. Se você sofre com este problema, escolha um critério de classificação de tarefas e comece o seu dia por classificar o que você tem pela frente.

Você pode usar um sistema baseado em números, onde o 1 é o mais importante até o 5, que é o menos importante. De acordo com as nuances do seu trabalho, desenvolva o critério para classificar as tarefas. Comece sempre pelas mais importantes, que irão gerar mais valor para a empresa.


3. Reserve tempo para a vida pessoal



Busque ter uma vida pessoal, cultivando momentos prazerosos com a família e amigos

Busque ter uma vida pessoal, cultivando momentos prazerosos com a família e amigos

Frequentemente a vida profissional engole o tempo reservado para a nossa vida pessoal. É necessário ficar atento para evitar que isto aconteça. Mantenha um compromisso com você mesmo de se desligar de toda a atividade profissional durante os fins de semana.

Agende com familiares ou amigos, atividades prazerosas que você sabe que vão te proporcionar momentos de felicidade e relaxamento. Faça disto um hábito, e nunca descuide destas atividades.



4. Cultive bons relacionamentos profissionais


Uma das formas de combater o estresse é através das boas relações profissionais. Procure se esforçar para cultivar os relacionamentos com os seus colegas, de forma construtiva. Faça o primeiro movimento na direção do bom relacionamento interpessoal.

Não perca oportunidades de socializar com os outros colaboradores. Pode ser através de eventos organizados pela empresa, ou mesmo nos momentos de pausa como um café ou na hora do almoço.


5. Pratique mindfulness


A prática regular de mindfulness não fará com que os problemas desapareçam por magia. Mas você irá desenvolver o seu autoconhecimento e a sua inteligência emocional. Assim, você se tornará capaz de lidar melhor com as situações estressantes.

O principal benefício imediato da prática de mindfulness, é a melhor gestão das reações emocionais automáticas. Com o cultivo da atenção plena, a pessoa desenvolve a capacidade de auto observação, essencial para alterar comportamentos.


6. Procure ajuda profissional



Procurar ajuda profissional de um psicoterapeuta, pode contribuir para minimizar os sintomas do estresse

Procurar ajuda profissional de um psicoterapeuta, pode contribuir para minimizar os sintomas do estresse

Se a situação estiver muito complicada, não hesite em procurar por ajuda profissional. A psicoterapia pode oferecer apoio para que você encontre uma saída da situação estressante.

Às vezes uma sobrecarga de trabalho pode servir de estopim para agravar questões emocionais que não foram devidamente tratadas.

Através da psicoterapia, o profissional pode tocar em questões mais sensíveis, trazendo mais luz para a solução das questões que causam estresse no trabalho.


7. Liberte-se da necessidade de controle

Muitas vezes grande parte da origem do estresse no trabalho, está na vontade de controlar aspectos que não podem ser controlados. Por exemplo, a forma como o seu superior imediato fala com os colaboradores ou como os seus colegas reagem ao que você fala.

Tome consciência de que a única coisa que você aprender a controlar são as suas reações. Evite pensar em como alguma coisa poderia ser diferente se as pessoas fossem diferentes. Isso pode levar a sua mente à exaustão, sem que algum resultado seja alcançado.


Quais são as causas do estresse no trabalho


São muitas as causas do estresse no trabalho. Podemos apontar desde fatores de ordem física até elementos emocionais. Seja como for o caso, a lista a seguir inclui as causas geradoras de estresse mais comuns:

  • Pressão por resultados e performance
  • Competitividade interna ou externa em níveis agressivos
  • Excessiva conectividade com o trabalho através de tecnologia
  • Descuido com as questões de segurança e prevenção de acidentes
  • Sobrecarga de funções e atividades
  • Ambiente com poluição sonora
  • Súbitas mudanças estruturais na empresa
  • Péssimo relacionamento interpessoal com colegas ou superiores
  • Dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional
  • Doença ou falecimento de pessoa querida

Quais os sintomas do estresse no trabalho?


As manifestações que caracterizam estados de estresse variam de uma pessoa para outra. Geralmente, os sintomas vão estar relacionados com a personalidade de cada um. Listamos os principais sintomas a seguir:

  • Ocorrência de Insônia
  • Excesso de sono
  • Alteração no apetite
  • Frequentes alterações de humor
  • Perda de interesse por coisas que eram prazerosas
  • Dores de cabeça
  • Alterações de peso
  • Tensões corporais
  • Sentimento de tristeza ou angústia
  • Perda de sentido na vida
  • Baixa tolerância para frustração
  • Dificuldade para lidar com situações de conflito

Quais as consequências do estresse no trabalho?


Do ponto de vista do empregador, enumeramos algumas consequências do estresse no trabalho:

  • Queda de produtividade do funcionário
  • Aumento de probabilidade de erros
  • Aumento dos custos com assistência médica
  • Elevação do turnover (rotatividade de funcionários)
  • Diminuição da qualidade da gestão
  • Elevação da possibilidade de acidentes de trabalho
  • Impossibilidade de aproveitar novas oportunidades

Como podemos ver, estresse no trabalho podem ser devastadoras na performance da empresa. Se você estiver passando por uma situação de estresse, procure conversar com o seu superior imediato. Evite deixar a situação se agravar.

Lembramos que em casos extremos, pode ser melhor começar a pensar em mudar de emprego para garantir a sua saúde mental.












FONTE:

https://www.todacarreira.com/estresse-trabalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário