Durante a vida todos nós somos desafiados a tomar decisões o tempo
todo. Desde coisas pequenas até as mais complexas, a tomada de decisão
pode se tornar um fardo pesado para algumas pessoas.
Pensando neste impasse, criamos este artigo com 10 dicas para te ajudar no seu processo de decisão.
1. Estabeleça um prazo
Uma maneira de criar alguma pressão para que você tome uma
decisão, é estabelecer um prazo para chegar a um veredito a respeito do
assunto. Desta forma você concentra os seus esforços durante o período
estabelecido.
Procure estabelecer prazos realistas. Evite dar um
tempo muito longo para decisões que são de curto prazo. Uma vez que você
determinou o prazo, assuma o compromisso e faça tudo o que estiver ao
seu alcance para conseguir decidir até lá.
2. Mude a perspectiva
Quando
precisamos tomar uma decisão adotamos uma perspectiva. Procure
identificar claramente qual a perspectiva que você adotou para analisar o
problema. Uma vez identificada, mude a perspectiva para ver se a sua
opinião muda.
Por exemplo, você pode estar querendo tomar uma
decisão a respeito de uma mudança de emprego e adotou a perspectiva do
ganho financeiro. Assim, você tende a decidir mudar de emprego motivado
apenas por um salário maior.
Procure adotar a perspectiva do
desenvolvimento profissional, e pense se o novo trabalho que você almeja
permitirá que você cresça tanto quanto o atual. Avalie se você ainda se
sente confortável com a mudança de emprego.
3. Avalie opiniões contrárias
Peça para alguém de sua confiança para bancar o advogado do
diabo. Apresente o problema da forma mais imparcial possível, e peça
para a pessoa apresentar argumentos que apoiem uma opinião contrária.
Evite
fazer perguntas para a pessoa procurando confirmar a sua opinião a
respeito do assunto. Tenha a certeza de apresentar todos os dados a
respeito, mesmo os que apoiem uma opinião contrária a sua.
4. Evite a paralisia analítica
Dependendo
do seu tipo de personalidade, é possível que você demore muito tempo
para tomar uma decisão por acreditar que precisa analisar todas as
probabilidades envolvidas. Tenha o cuidado para não cair nesta armadilha
mental.
Se este for o seu caso, procure ficar um tempo sem pensar
no problema. Estabeleça um prazo para isso. Defina que você não irá
pensar na questão pelos próximos 5 dias, por exemplo. Se necessário,
inclua atividades na sua agenda para ocupar sua mente, impedindo de
pensar na questão.
Ao final do prazo, volte a avaliar a sua decisão. Veja se alguma coisa mudou.
5. Entenda a lógica da decisão
Muitas
pessoas evitam decidir algo importante, porque no fundo sabem que ao
dizer sim para alguma coisa, estará dizendo não para outra. Às vezes não
sabemos lidar bem com o sentimento de perda e acabamos por procrastinar
a decisão.
Se você estiver pensando em mudar de emprego, pode
internamente lamentar perder um bom ambiente de trabalho onde a maioria
das pessoas são amigáveis. Isso pode gerar um conflito que impede a
decisão.
Se este for o seu caso, procure entender que em toda a
decisão há alguma coisa que nós escolhemos deixar para trás. Assuma a
responsabilidade pela decisão e encare as consequências da sua decisão
com abertura.
6. Avalie a interferência do medo
Um dos
motivos mais comuns para evitar tomar uma decisão é o medo. Pode ser o
medo do possível arrependimento, após a tomada de decisão. Ou pode ser o
medo do desconhecido por não conhecer as futuras consequências.
O
medo relacionado com questões de sobrevivência, acompanha a evolução do
ser humano desde os tempos das cavernas. Pondere quais os fundamentos
para o medo que você possa estar sentindo. Conforme o caso, crie coragem
para avançar.
7. Evite decidir por impulso
De acordo com a
sua personalidade, você pode ser daquelas pessoas que prefere decidir
por impulso. Tome cuidado para não permitir que apenas as emoções
determinem os caminhos da sua vida.
Neste caso, procure se
esforçar para dar um tempo para o seu lado racional absorver a ideia.
Durante este tempo, planeje a sua decisão com calma colocando as suas
ideias no papel, sempre que possível.
8. Procure limitar as escolhas
Outro motivo que leva muita gente a ter dificuldades para
decidir, são as inúmeras opções de escolha existentes. Se a sua mente
for muito fértil e criativa, as opções podem tender ao infinito diante
da necessidade de tomar uma decisão.
Procure limitar o universo de
opções a um número que seja fácil de lidar. O ideal é lidar com o
mínimo possível de opções, para garantir que a sua mente não vai
paralisar. Lidar com 3 opções de escolha seria o ideal, se possível.
9. Avalie sua história de vida
Ao
estar diante de uma decisão difícil, procure investigar se no seu
passado não existe alguma situação parecida. A situação não precisa ser
exatamente igual, o importante é lembrar de como você se sentia antes e
depois da decisão.
Às vezes basta lembrar de como você lidou com o
aspecto emocional da decisão. Isso pode contribuir para diminuir a sua
ansiedade. Lembre-se apenas de ponderar que as circunstâncias podem ser
diferentes, demandando uma decisão diferente.
10. Pratique meditação
A
paz mental é uma das bases para podermos tomar decisões sensatas.
Portanto, procure criar o hábito de meditar regularmente. Assim, poderá
alcançar uma decisão partindo de um estado mental tranquilo.
Comece
com uma fatia de tempo pequena e aumente de forma gradual. O importante
é manter a prática constante para se usufruir dos seus benefícios. Não
se espante se a decisão ficar mais clara como consequência da prática.
5 livros para ajudar na tomada de decisões
Se
você se interessou em saber mais sobre o assunto, deixamos algumas
dicas de livros para que você possa continuar a aprofundar seus
conhecimentos no tema.
- A Arte de Tomar Decisões, de Raymond Charles Barker
- Poder da decisão, de Anselm Grün
- Blink - A decisão num piscar de olhos, de Malcolm Gladwell
- Estratégias de Decisão, de Fernando Barrichelo
- Decisões inteligentes, de John S. Hammond
FONTE:
https://www.todacarreira.com/como-tomar-decisao/
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