quinta-feira, 31 de outubro de 2019

5 passos para assumir erros no trabalho



IMAGEM: VAGAS.COM.BR
Descubra como assumir que você errou minimizar o prejuízo tanto para a empresa quanto para a sua imagem


Ninguém aprende com o sucesso. A afirmação categórica, que pode servir de consolo para quem errou e nao sabe como assumir erros no trabalho, é de João Xavier, diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos. Segundo o especialista, o erro é fundamental para o aprendizado – desde que seja reconhecido e anunciado a tempo de ter seus efeitos minimizados. Quer saber como fazer isso?


O que fazer quando você comete erros no trabalho


1. Assuma o quanto antes


“Prorrogar, esconder e empurrar com a barriga só piora a situação”, diz Xavier. Isso porque quanto mais você demora para abrir a boca, mais os erros podem impactar negativamente os negócios da empresa, se for o caso, e a sua imagem profissional. “Quanto mais cedo o erro é detectado menor é o seu impacto”, garante ele.



2. Classifique seu erro e prepare-se para as consequências


Segundo Xavier, há vários graus de tolerância para vários tipos de erros. “Se o profissional violou um processo, agiu com falta de ética, pode saber que cometeu um erro intolerável”, diz ele. Por outro lado, uma desatenção pode até ser tolerada, mas dificilmente traz algum aprendizado além da necessidade de ser mais atento. 

“Há também erros cometidos em testes exploratórios, que são louváveis”, afirma. “Em pesquisa, desenvolvimento e inovação o erro é fundamental”, diz ele. Em casos assim, claro, a tolerância deve ser maior.


3. Aprenda com o erro


Se você errou porque não estava preparado adequadamente para a função, além de assumir o que fez, você deve buscar capacitação. Se for o caso de procurar um curso, faça isso também o quanto antes, para demonstrar que você tirou uma lição do ocorrido e está comprometido em fazer com que isso não se repita.


4. Não leve apenas problemas


Na hora de assumir o erro, é importante levar um pacote de medidas e soluções para resolver – ou pelo menos reduzir – os impactos negativos que ele pode trazer. “É importante demonstrar que você pensou sobre o problema, fez a lição de casa, e que tem propostas”, diz Xavier. Essa possivelmente é a melhor forma de preservar a sua imagem em casos assim.


5. Nunca empurre a responsabilidade para o outro


Para fugir do problema, você pode até ficar tentado a deixar a culpa recair sobre outra pessoa, mas essa é uma péssima estratégia. “Se descobrirem – e é muito provável que descubram – um erro que poderia ser bem tolerado vai se tornar inadmissível”, diz Xavier. A dica é a mesma para quem pensa em ficar quietinho como se nada tivesse acontecido. Quando descobrirem, o efeito pode ser muito pior.









FONTE:

https://www.vagas.com.br/profissoes/dicas/5-passos-para-assumir-erros-no-trabalho/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário