Com o foco no trabalho, o LinkedIn se define como uma rede social com
o objetivo de conectar profissionais de todo o mundo. Assim, fazendo
com que se tornem conectados e mais produtivos.
Além do uso feito
pelos profissionais, o LinkedIn é cada vez mais usado pelas empresas
para avaliação de perfis profissionais em processos de recrutamento e
seleção.
Com a sua crescente importância, este artigo ajuda a desvendar o funcionamento da rede social para profissionais. Acompanhe!
Para que serve o LinkedIn?
Ainda é comum pensar no LinkedIn como um banco de dados de currículos. Na verdade, o LinkedIn não se limita a este propósito.
Mesmo para quem está empregado, é possível se beneficiar do networking que
as conexões podem trazer. Os empreendedores podem focar na busca de
novos clientes, fornecedores e parceiros através da plataforma.
Outro
uso possível para o LinkedIn é o reforço da sua marca e fortalecimento
do seu marketing digital. No caso, o usuário deve publicar
periodicamente algum conteúdo, ao mesmo tempo em que se relaciona com
suas conexões.
Como preencher as informações do cabeçalho no LinkedIn?
Para dar os primeiros passos e obter um perfil considerado “campeão”, você deve começar pelos dados do cabeçalho.
Os
campos nome, foto e título fazem parte das informações fundamentais do
seu perfil. Estes dados aparecem como informação resumida a seu respeito
nas buscas e publicações que você fizer.
O cabeçalho é constituído pelos seguintes campos:
Nome
A
construção da sua marca no LinkedIn começa pelo seu nome. Quando for
escolher seu nome no LinkedIn, leve em conta o nome pelo qual você é
conhecido no mercado. Na dúvida, utilize o primeiro nome e o último
sobrenome.
Foto
Segundo o próprio LinkedIn, os perfis com
foto recebem até 14 vezes mais visualizações do que perfis sem foto. Na
hora de escolher sua foto, procure dar prioridade ao seu rosto. Olhar
direto para câmera passa credibilidade e confiança.
Evite fotos muito informais, como em trajes de banho, com animais de estimação ou junto com a família.
Fique atento ao dress code
do seu segmento. Avalie se é mais informal ou formal. Você pode ter uma
ideia fazendo uma pesquisa no LinkedIn dentro da sua área de atuação.
- Superdica: você pode analisar sua foto de perfil com a ajuda de uma ferramenta oferecida pelo site Snappr (em inglês).
Título
Uma das maneiras de preencher este campo é fazer
do título uma declaração de objetivo. Por exemplo, se trabalha como
analista de recursos humanos, pode usar:
Analista de RH / Recursos Humanos - Contribuindo para o desenvolvimento de pessoas dentro das organizações.
Outra forma de tratar o título é através de palavras-chave. No caso do analista de recursos humanos, pode dizer:
Analista de RH / Recursos Humanos - Recrutamento e Seleção (R&S) e Treinamento e Desenvolvimento (T&D).
Cidade / Região
Os campos cidade e região são
muito importantes para as buscas. É bem possível que os recrutadores
façam uso destes campos como filtro para direcionar os resultados.
Setor
O
campo setor deve ser definido da forma mais detalhada possível. Se você
for da área comercial, mas com experiência no segmento de vendas, deve
colocar Analista Comercial de Vendas.
Ao tratar esse campo desta forma, você facilita a sua colocação em buscas específicas.
Cuide bem do seu resumo
Procure colocar no resumo informação relacionada com o motivo
pelo qual você decidiu criar seu perfil no LinkedIn. Você está à procura
de emprego? Está prospectando clientes? À procura de fornecedores? Ou
apenas para reforçar sua marca pessoal?
O campo de resumo deve ser
usado para tornar explícita a sua missão de vida. Declare seu objetivo
no início desse campo. Deixe clara a sua intenção na rede.
Se estiver usando o LinkedIn para networking, indique neste campo o que você deseja que as pessoas façam após encontrar seu perfil.
Indique
seu histórico profissional com no máximo cinco linhas. Inclua as
habilidades desenvolvidas, quais tecnologias que você domina, tempo de
experiência e resultados alcançados. Lembre-se de usar palavras-chave do
seu segmento.
Como você também pode usar o LinkedIn
É possível publicar apresentações e compartilhar conhecimento no LinkedIn através da solução SlideShare. Nela, o usuário é capaz de criar uma apresentação com uma série de slides a respeito de um tema.
Através do LinkedIn Learning,
cursos em vídeo são criados e oferecidos por profissionais e empresas.
As principais áreas oferecidas são negócios, criatividade e softwares.
5 erros mais comuns no perfil do LinkedIn
Procure evitar os erros a seguir para aumentar suas chances de sucesso:
1. Esquecer da foto
A
ausência de uma foto que transmita sua imagem profissional diminui o
potencial de visualizações do seu perfil. Cuide da preparação da sua
foto para que ela esteja adequada ao seu segmento de atuação.
2. Título profissional pouco significativo
Se estiver passando por um momento de transição profissional, evite a todo custo colocar no título algo do tipo: À procura de uma nova oportunidade. Indique as funções que você pode exercer.
3. Falta de um resumo profissional
Sem um resumo, o LinkedIn não será capaz de indexar as palavras-chave que poderiam se encaixar nos filtros dos recrutadores.
4. Ausência de identificação dos cargos exercidos
Sem
indicar os diferentes cargos que você exerceu, o LinkedIn não será
capaz de direcionar as vagas de acordo com o histórico do seu perfil.
5. Perfil em outros idiomas
É
comum que as pessoas que deixem o seu perfil apenas em português. Uma
das formas de garantir o aumento da visibilidade do seu perfil é através
da inclusão dos seus dados em outros idiomas, caso domine outra língua.
Use o LinkedIn Pulse
Ao criar um artigo no LinkedIn, você estará usando o Pulse, nome de um aplicativo que foi integrado ao LinkedIn desde 2015.
O
LinkedIn dá grande importância para a publicação de artigos. Vale a
pena lembrar que você deve publicar assuntos relevantes para a sua área
de atuação profissional. Portanto, tenha muita atenção na hora de criar o
conteúdo.
Como em outras redes sociais, você será capaz de
acompanhar quantas pessoas gostaram do artigo e visualizar os
comentários. Crie o hábito de responder a todos os comentários, isso só
agregará valor à sua imagem profissional.
Assim, esperamos que você se torne o próximo influencer do LinkedIn. Sucesso!
FONTE:
https://www.todacarreira.com/linkedin/
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