terça-feira, 17 de outubro de 2017

COMO PEDIR UMA PROMOÇÃO

Você sabe como pedir uma promoção ao chefe?


Veja quais são os principais erros que você deve evitar nessa conversa

Bom seria entrar na sala do chefe, ler pra ele uma lista de reivindicações e sair de lá com uma bela de uma promoção. 

Mas a realidade é mais cruel… Muita gente, especialmente com o atual momento econômico, sua frio quando decide subir aquele degrau na carreira, alçando novos voos em busca de mais desafios, mais responsabilidades e, claro, maior retorno financeiro. Se você quer mesmo conversar com seu superior sobre isso, veja como pedir uma promoção sem meter os pés pelas mãos.

Perita em gerenciamento e autora do livro “Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job” (“Dome o Terrível Tirano do Escritório: Como Lidar com o Comportamento Infantil do seu Chefe e Prosperar em seu Trabalho”), a americana Lynn Taylor explicou, em um artigo recente, porque somos quase todos tomados por esse pânico: “porque sabemos que estamos nos colocando em algum nível de risco. Há o medo, muitas vezes legítimo, de parecer muito ambicioso ou de não estar focado o bastante em fazer o melhor trabalho, e isso pode provocar um mal-entendido desnecessário”.

No entanto, ela explica que, elaborando uma estratégia sobre o que se deseja conquistar, dá para alterar essa dinâmica frustrante. Abaixo, segue alguma ajuda: aqui estão alguns dos erros mais comuns que funcionários cometem, segundo Taylor, ao pedir uma promoção. Tente driblá-los.

Evite estes erros na hora de pedir uma promoção


1. Pedir demais de uma vez


Muitos funcionários pedem promoção, aumento, privilégios e mais tecnologia – tudo ao mesmo tempo. “Isso provavelmente frustrará o chefe”, diz Lynn Taylor. “Mantenha suas prioridades numa lista tão concisa quanto possível.”

2. Acreditar que as promoções são baseadas só em mérito


Em muitas empresas, a política e outros fatores entram em jogo. É importante analisar a cultura corporativa para determinar no que você precisa se concentrar e ir além.

3. Negligenciar seus objetivos a longo prazo


Às vezes as pessoas ficam tão envolvidas em conseguir a promoção que deixam de pensar no total de sua carreira e suas metas. “Pergunte-se regularmente o que você quer fazer em 5 ou 10 anos”, diz Taylor.

4. Esforçar-se demais


Tem gente que se concentra muito em “puxar o saco”. Mas a maioria dos gerentes não gosta desse comportamento e pode ter um efeito negativo na mobilidade. Se você se concentrar em fazer seu trabalho bem e estiver alinhado com a cultura do escritório, você vai muito mais longe do que simplesmente tentando atender seu chefe em cada capricho.

5. Pensar que uma promoção vai “consertar” tudo


“Uma promoção ou aumento nunca são, necessariamente, sinônimos de felicidade instantânea”, diz Lynn Taylor. “Examine se realmente esse é o caminho de curto prazo ou algo de fato valioso”.

6. Passar longe do seu alvo



Em vez de apenas tentar impressionar seu superior na hierarquia, dê atenção de fato aos seus projetos, ofereça ajuda aos colegas de mesmo nível – ou mesmo pergunte ao seu gerente se há alguma outra maneira de contribuir.
Talvez isso permita que seu chefe veja sozinho os benefícios de explorar melhor suas habilidades.

7. Lugar errado, hora errada


“Certifique-se de que o local é apropriado para a conversa sobre promoção e que há tempo disponível para isso”, sugere Taylor. “Evite a hora antes do almoço ou o fim do dia, quando as pessoas têm mais pressa de sair. E se seu chefe teve um problema ou está terrivelmente ocupado, melhor esperar.”

8. Pedir uma promoção simplesmente com base no tempo empregado


Um erro comum é achar que longevidade é igual uma promoção. Só porque você tem “X” meses ou anos no currículo, não quer dizer que você é automaticamente qualificado. Suas contribuições precisam criar valor – e você pode, às vezes, ponderar sobre isso consultando o setor de recursos humanos.

9. Usar o pedido para “testar” seu empregador


Tentando conseguir uma promoção como uma estratégia para ver onde você realmente está na empresa não é algo que se deve fazer. “Existem melhores maneiras de levar uma conversa sobre isso antes de usar uma ‘quebra’ para saber se seu empregador te valoriza”, diz Lynn.

10. Agir de forma inadequada


Por exemplo: reclamar para o chefe que pessoas de fora estão sendo entrevistadas para a posição que você quer é inaceitável. Lamentar-se só diminui seu profissionalismo e credibilidade.

11. Não ter fatos sobre suas credenciais


A empresa vai querer saber o porquê da sua vontade de ser promovido. E isso não é só sobre porque você merece, mas o que será bom para a empresa. “Tenha um fluxo lógico de razões (nível de experiência, mais responsabilidade, realizações coletivas e seu arquivo pessoal de conquistas) prontos”, diz Lynn. “Por escrito, se necessário.”

12. Falta de persistência


Lynn Taylor diz que funcionários, às vezes, desistem muito rapidamente. “Se você fugir ao ver as primeiras franzidas de sobrancelha do chefe, você pode perder uma oportunidade de ouro”, ela diz. Faça uma explanação lógica e consistente e não pare por aí, acompanhe os acontecimentos e não deixe que tudo caia no esquecimento. 

“Seu chefe pode ficar meio surpreso com o pedido, então certifique-se, antes de deixar a conversa, que vocês acertaram os próximos passos e têm as mesmas expectativas”, finaliza.











FONTE: VAGAS.com

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