Conheça competências que
aumentam a empregabilidade
A capacidade de se manter empregável, gerando renda
e movimentando competências, é percebida como empregabilidade.
Com vagas
disputadas no mercado, habilidades como resolução de conflitos e flexibilidade
podem fazer a diferença na manutenção do trabalho
Renata Cavalcante, gerente de desenvolvimento de pessoas e gestão na empresa M.
Dias Branco, percebe o crescimento de profissionais não só por meio dos
empregos formais, mas também por projetos, consultorias e vínculos informais.
E
para seguir “vivo”, ela destaca a importância da competência de saber promover
mudanças. “Através disso, a pessoa vai ter que ter a resiliência para saber
acompanhar, perceber em qual momento recuar, exercitando a flexibilidade,
resiliência e agilidade.”
No entanto, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações
devem mudar até 2020.
É o que sugere o relatório “O Futuro dos Empregos” (The
Future of Jobs, título em inglês), produzido pelo Fórum Econômico Mundial em
2016.
Porém, pelos próximos anos, o estudo mostra que a resolução de problemas
complexos será uma das principais competências profissionais.
Nesse período,
36% das atividades em todos os setores da economia deverão exigir tal habilidade.
Autoconhecimento
Para desenvolver competências, Renata reforça que é necessário focar no
autoconhecimento, trabalhar os talentos e conhecer o propósito de vida.
“Se
focar apenas nos gaps [lacunas], a pessoa faz um esforço muito grande para se desenvolver
e ter um desempenho mediano.
Quando foca no seu desempenho, naquilo que é bom,
gasta menos tempo e dinheiro se desenvolvendo e consegue ter resultados
extraordinários”, orienta.
Competências essenciais
Resolução de conflitos é também apontada por Alcilane Mota como a competência
essencial para aumentar a empregabilidade.
Alcilane é coordenadora estadual do
Banco de Oportunidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Ceará.
A coordenadora indica oito competências mais procuradas pelas empresas e que
impactam diretamente na empregabilidade do profissional:
1. Resolução de conflitos – como as pessoas reagem,
lidam e resolvem situações adversas;
2. Trabalho em equipe – é na soma das partes que se
tem a produtividade da empresa;
3. Flexibilidade – há sempre um necessário ajuste
entre as necessidades pessoais com as da empresa, muitas vezes, negociando
turno e equipes de trabalho;
4. Comunicação eficaz – aspecto que permeia todo o
contexto de trabalho. Uma comunicação clara já é um ponto a favor do
profissional;
5. Aceitar feedback – no contexto empresarial algumas
pessoas têm resistência de ouvir os pontos de melhoria, que podem vir do gestor
ou do próprio cliente;
6. Resiliência – importante em diferentes momentos
para conseguir atravessar situações e absorver aprendizados;
7. Autoconfiança e autogestão – transmitir segurança e
credibilidade, demonstrando que a formação e competência técnica asseguram à
empresa que o candidato tem know- how e expertise;
8. Pensamento criativo – capacidade de resolver
problemas.
Fonte: Jornal o Povo
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