terça-feira, 3 de outubro de 2017

COMPETÊNCIAS QUE AUMENTAM A EMPREGABILIDADE

Conheça competências que aumentam a empregabilidade



A capacidade de se manter empregável, gerando renda e movimentando competências, é percebida como empregabilidade. 

Com vagas disputadas no mercado, habilidades como resolução de conflitos e flexibilidade podem fazer a diferença na manutenção do trabalho



Renata Cavalcante, gerente de desenvolvimento de pessoas e gestão na empresa M. Dias Branco, percebe o crescimento de profissionais não só por meio dos empregos formais, mas também por projetos, consultorias e vínculos informais. 

E para seguir “vivo”, ela destaca a importância da competência de saber promover mudanças. “Através disso, a pessoa vai ter que ter a resiliência para saber acompanhar, perceber em qual momento recuar, exercitando a flexibilidade, resiliência e agilidade.” 


No entanto, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações devem mudar até 2020. 

É o que sugere o relatório “O Futuro dos Empregos” (The Future of Jobs, título em inglês), produzido pelo Fórum Econômico Mundial em 2016. 

Porém, pelos próximos anos, o estudo mostra que a resolução de problemas complexos será uma das principais competências profissionais. 

Nesse período, 36% das atividades em todos os setores da economia deverão exigir tal habilidade.


Autoconhecimento


Para desenvolver competências, Renata reforça que é necessário focar no autoconhecimento, trabalhar os talentos e conhecer o propósito de vida. 

“Se focar apenas nos gaps [lacunas], a pessoa faz um esforço muito grande para se desenvolver e ter um desempenho mediano. 

Quando foca no seu desempenho, naquilo que é bom, gasta menos tempo e dinheiro se desenvolvendo e consegue ter resultados extraordinários”, orienta.


Competências essenciais


Resolução de conflitos é também apontada por Alcilane Mota como a competência essencial para aumentar a empregabilidade. 

Alcilane é coordenadora estadual do Banco de Oportunidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Ceará.


A coordenadora indica oito competências mais procuradas pelas empresas e que impactam diretamente na empregabilidade do profissional:

1. Resolução de conflitos – como as pessoas reagem, lidam e resolvem situações adversas;

2. Trabalho em equipe – é na soma das partes que se tem a produtividade da empresa;

3. Flexibilidade – há sempre um necessário ajuste entre as necessidades pessoais com as da empresa, muitas vezes, negociando turno e equipes de trabalho;

4. Comunicação eficaz – aspecto que permeia todo o contexto de trabalho. Uma comunicação clara já é um ponto a favor do profissional;

5. Aceitar feedback – no contexto empresarial algumas pessoas têm resistência de ouvir os pontos de melhoria, que podem vir do gestor ou do próprio cliente;

6. Resiliência – importante em diferentes momentos para conseguir atravessar situações e absorver aprendizados; 

7. Autoconfiança e autogestão – transmitir segurança e credibilidade, demonstrando que a formação e competência técnica asseguram à empresa que o candidato tem know- how e expertise;

8. Pensamento criativo – capacidade de resolver problemas.









Fonte: Jornal o Povo

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