Encontre o emprego certo para você
Busca pelo trabalho ideal inclui questões como cultura e valores.
Existe um emprego certo
para cada pessoa – ou praticamente isso. Encontrá-lo, no entanto, nem
sempre é uma tarefa simples. Essa busca inclui questões como cultura,
missão e valores da empresa. Passa também pela necessidade de você
gostar do que faz e se sentir bem no ambiente em que trabalha.
Se você
se animou com a ideia, confira as dicas de Roberta Hummel,
especialista do Great Place to Work (GPTW), para encontrar o emprego
certo para você.
Como encontrar o emprego certo?
1. Confiança na empresa
Para começar, é preciso entender que o emprego certo deve estar na empresa em que você confia,
nas pessoas para quem trabalha. Você precisa ter orgulho do que faz e
gostar dos colegas com quem convive. “Não é por acaso que essa é a
definição do Great Place to Work de um excelente lugar para se
trabalhar”, explica Roberta.
2. Valores da empresa x seus valores
Para descobrir qual o emprego ideal para você, é preciso levar em
consideração se a cultura, a missão e os valores da empresa estão
alinhados aos seus valores pessoais. “O primeiro passo é entender um
pouco mais a empresa e o que ela oferece antes de se candidatar a uma vaga“, diz Roberta.
3. Procurando informações
Pesquisar informações sobre a empresa também é essencial. Comece a
pesquisa pelo site institucional de cada empresa em que você está
interessado. Veja como ela se apresenta e o que diz sobre seus valores.
Outras boas fontes de informação podem ser o “Trabalhe Conosco” e também
os próprios anúncios de vagas. Observe quais são os pré-requisitos da
vaga, o escopo do trabalho, a linguagem que a empresa utiliza.
4. Discurso da empresa
Observe se o discurso da empresa é consistente. Compare as informações que você obteve. Por exemplo, se a empresa prega que tem horários flexíveis
para valorizar a qualidade de vida dos funcionários, mas, no anúncio de
emprego, procura pessoas com disponibilidade total de horários, já dá
para desconfiar que alguma coisa talvez não esteja fazendo sentido.
“Apenas saber que há uma vaga disponível em um determinada empresa não é
suficiente. Quanto mais conhecermos as empresas que almejamos
trabalhar, melhor.”
5. Alinhando os objetivos
Quando você encontrar o emprego que parece perfeito
para você, será hora de conquistá-lo.
Para isso, a dica de Roberta é
mostrar para a empresa contratante o quanto seus objetivos de vida estão
alinhados aos dela. “Descreva os pontos que vocês têm em comum e
explique de que forma você pode ajudar a empresa a alcançar esses
objetivos.”
Não custa lembrar que é cada vez mais comum grandes empresas adotarem a chamada “seleção por valores“,
em que os propósitos de vida de cada pessoa acabam pesando mais na
escolha de um candidato do que sua área de formação, faculdade de
primeira linha e até experiência profissional.
FONTE: VAGAS.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário