Competências e habilidades: qual é a diferença?
Entenda o que significa cada um dos termos mais utilizados em anúncios de vagas
Confundir os termos competências e habilidades
é bastante comum entre profissionais de todos os tipos, especialmente
quando estão procurando emprego e se deparam com essas duas palavras em
praticamente todos os anúncios de vagas.
É muito comum que as palavras sejam utilizadas como sinônimos até por
profissionais de RH e recrutadores.
No entanto, mesmo que as diferenças
sejam sutis, entender o que difere uma expressão da outra é importante
para compreender de fato quem é o profissional que a empresa está
buscando quando publica uma vaga de emprego.
Quais são as diferenças entre competências e habilidades
Como explica Sharlyn Lauby, norte-americana especialista em RH, “competências” são características que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou experiências. Ou seja, elas podem ser aprendidas.
As “habilidades”, por outro lado, são qualidades que
o profissional tem para fazer alguma coisa.
A diferença é sutil, mas,
segundo Sharlyn, a linha fina que separa uma da outra é que enquanto a competência pode ser aprendida, a habilidade geralmente é inata. Por isso, habilidades são aquelas características que podem ajudar um funcionário a desenvolver determinadas competências.
Para cortar cabelo, por exemplo, você pode ter a habilidade de manter
sua mão firme ou de cortar em linha reta. A competência, no entanto, é o
que você pode aprender no curso de cabeleireiro.
O que é conhecimento
Há também alguma confusão em relação ao termo “conhecimento”. O conhecimento,
segundo a especialista, é a compreensão teórica ou prática de um
assunto.
Você pode obter, por exemplo, conhecimentos de uma língua
estrangeira fazendo um intercâmbio ou pode buscar conhecimento sobre
redes sociais lendo algum material disponível na internet.
Ter conhecimento sobre um assunto, no entanto, não significa necessariamente que você esteja pronto para trabalhar com ele.
Para melhorar competências, por exemplo, a empresa pode oferecer
treinamentos. Para ampliar o conhecimento, pode criar uma biblioteca
interna em que os funcionários possam acessar livros sobre determinados
assuntos.
Por outro lado, se o desafio for aprimorar algumas
habilidades, possivelmente seja o caso de desenvolver planos pessoais de
ação para os funcionários.
FONTE: VAGAS.com
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