quinta-feira, 26 de outubro de 2017

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: QUAL É A DIFERENÇA?

Competências e habilidades: qual é a diferença?


Entenda o que significa cada um dos termos mais utilizados em anúncios de vagas

Confundir os termos competências e habilidades é bastante comum entre profissionais de todos os tipos, especialmente quando estão procurando emprego e se deparam com essas duas palavras em praticamente todos os anúncios de vagas.

É muito comum que as palavras sejam utilizadas como sinônimos até por profissionais de RH e recrutadores. 

No entanto, mesmo que as diferenças sejam sutis, entender o que difere uma expressão da outra é importante para compreender de fato quem é o profissional que a empresa está buscando quando publica uma vaga de emprego.

Quais são as diferenças entre competências e habilidades


Como explica Sharlyn Lauby, norte-americana especialista em RH, “competências” são características que podem ser desenvolvidas por meio de treinamento ou experiências. Ou seja, elas podem ser aprendidas.

As “habilidades”, por outro lado, são qualidades que o profissional tem para fazer alguma coisa. 

A diferença é sutil, mas, segundo Sharlyn, a linha fina que separa uma da outra é que enquanto a competência pode ser aprendida, a habilidade geralmente é inata. Por isso, habilidades são aquelas características que podem ajudar um funcionário a desenvolver determinadas competências.

Para cortar cabelo, por exemplo, você pode ter a habilidade de manter sua mão firme ou de cortar em linha reta. A competência, no entanto, é o que você pode aprender no curso de cabeleireiro.

O que é conhecimento


Há também alguma confusão em relação ao termo “conhecimento”. O conhecimento, segundo a especialista, é a compreensão teórica ou prática de um assunto. 

Você pode obter, por exemplo, conhecimentos de uma língua estrangeira fazendo um intercâmbio ou pode buscar conhecimento sobre redes sociais lendo algum material disponível na internet.

Ter conhecimento sobre um assunto, no entanto, não significa necessariamente que você esteja pronto para trabalhar com ele.

Para melhorar competências, por exemplo, a empresa pode oferecer treinamentos. Para ampliar o conhecimento, pode criar uma biblioteca interna em que os funcionários possam acessar livros sobre determinados assuntos. 

Por outro lado, se o desafio for aprimorar algumas habilidades, possivelmente seja o caso de desenvolver planos pessoais de ação para os funcionários.












FONTE: VAGAS.com

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