Resiliência: você sabe o que significa isso?
Entenda por que essa característica é cada vez mais valorizada pelas empresas
A resiliência
é uma característica cada vez mais valorizada em profissionais de todas
as áreas, especialmente em momentos como o que estamos passando no
Brasil, quando pressão e crise
fazem parte dos nossos dias. No entanto, apesar de essa palavrinha ter
virado um jargão corporativo, pouca gente sabe de fato o que ela
significa.
Para entender, é importante lembrar que esse termo foi emprestado do
vocabulário da física e, originalmente, se referia à capacidade de um
material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido tensão. No
vocabulário profissional, o sentido é basicamente o mesmo. A diferença,
claro, é que neste caso a “tensão” é emocional e o estado que precisa voltar ao “normal” é o mental – e não o físico.
“Dentro das organizações, nós sofremos pressão por resultado, por
capacidade de liderar e desenvolver pessoas, otimizar recursos, reduzir
custos, sem contar o trânsito, a falta de tempo etc”, explica Sandra
Cabral, diretora de Desenvolvimento & Carreira da DMRH. “Resiliência
é administrar tudo isso sem perder o foco.”
Segundo a especialista, a busca por profissionais com essa
característica só aumenta no mercado de trabalho como um todo e a
tendência não deve desaparecer tão cedo. “Antigamente, eu atendia
empresas de tecnologia e elas pediam resiliência”, diz ela. “Hoje, todas
pedem, seja no varejo, na indústria ou em serviços”, afirma.
Como desenvolver resiliência
1. Saiba quais são os seus limites. “Esse é o primeiro ponto”, diz Sandra.
E ela explica que o autoconhecimento
é essencial para um profissional saber até onde ele pode ir.
“Você
precisa saber até que ponto pode chegar e de que ponto não pode passar
de jeito nenhum.”
2. Não leve tudo para o lado pessoal. Uma
característica comum nos profissionais resilientes é a de saber separar o
que é pessoal do que é profissional.
“Quando um projeto em que você
estiver trabalhando for engavetado, por exemplo, você vai precisar
ampliar seu olhar para enxergar os motivos reais desse ‘engavetamento’ e
não sair pensando que tudo aconteceu porque seu chefe não gosta de
você”, diz ela. Segundo Sandra, essa ampliação do olhar requer treino e
pode, sim, ser desenvolvida por todas as pessoas.
“É como se você saísse
da cena do crime e olhasse de fora, de forma mais objetiva.”
3. Conheça as suas potencialidades. Aqui, novamente está em jogo o autoconhecimento. Isso porque, segundo a especialista, quem sabe quais são seus pontos fortes
costuma suportar melhor críticas e situações adversas.
“Se você tiver
uma visão real das suas qualidades, muito provavelmente vá conseguir se
manter mais inteiro mesmo nos piores momentos, sem deixar que tudo se
transforme em um caos”, diz ela.
“Claro que na prática não é fácil, mas
esse com certeza é um bom caminho para desenvolver a resiliência.”
FONTE: VAGAS.com
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