Dez dicas: impressione no
novo emprego
Você pode
conseguir deixar o vício do trabalho para cuidar de si mesmo.
Confira conselhos
de quem conseguiu superar
Começar
num novo emprego pode ser muito stressante. A situação e o ambiente
desconhecidos podem te deixar nervoso e com isso pode cometer uma série de
gafes. Contudo, é possível eliminar esse risco. Basta que esteja preparado para
impressionar. Não sabe como fazê-lo? Conheça 10 maneiras de impressionar no teu
novo emprego:
1.
Acalme-se
Já
conseguiu o emprego, então não há razão para estar preocupado. Lembre: ninguém
espera que saiba tudo no teu primeiro dia. Fique preocupado apenas em mostrar
interessado nas tuas novas funções.
2. Não se
atrase
Se quer
começar com o pé direito é bom que esteja na empresa no horário. A pontualidade
é um sinal de respeito pelo teu ambiente de trabalho e pelos teus superiores.
Apesar dos teus empregadores esperarem isso de ti e sendo certo que não vai
impressionar ninguém, a verdade é que deixará certamente uma imagem bem positiva.
3. Se
vista bem
Ter uma
boa aparência também é fundamental para impressionar. Procure se vestir como se
estivesse indo para a tua primeira entrevista. Com o tempo e depois de observar
melhor os teus colegas, vai se adaptar ao "dress code" da empresa.
4. Estude
a empresa
Antes de
começar as tuas funções no trabalho, faça uma pesquisa básica sobre a
organização. Descubra o ramo de atuação, a situação em que a empresa se
encontra, etc. Além disso, talvez seja boa ideia tentar compreender as
responsabilidades inerentes ao teu cargo.
5. Seja
flexível
Preste
atenção às necessidades dos teus colegas e superiores e, na medida do possível,
participe dos projetos. Quando necessário, chegue mais cedo ou fique até mais
tarde. Se não deixar que isso se torne num hábito, pode usar esse comportamento
de maneira positiva.
6.
Ofereça ajuda
Pergunte
aos teus colegas de que forma pode ajudar nas suas tarefas. Mas lembre de não
deixar que isso interfira na realização das tuas próprias tarefas. Com esta
atitude vai mostrar que é alguém disponível e disposto a ajudar.
7. Mostre
entusiasmo
As
pessoas sentem-se atraídas por comportamentos positivos. Por isso, se quer
impressionar e fazer amizades no teu novo trabalho, se mostre empolgado. Evite
os comentários negativos sobre as tarefas, se concentre no que tem a fazer e se
preocupe em manter um bom relacionamento com a tua equipe.
8. Fale
menos e ouça mais
É
compreensível que queira mostrar trabalho mas, se puder, evite oferecer de
imediato as tuas ideias. Ouça primeiro o que teus colegas e superiores têm a
dizer. Desta forma vai mostrar que respeita os profissionais com quem trabalha
e vai ajudar-te a entender a dinâmica da equipe.
9.
Identifique personalidade
Nos
primeiros dias, procure identificar quem é quem na equipe. Tente perceber quem
são os líderes, que colegas tomam decisões, quais são os mais influenciadores,
etc.
10.
Alinhe expectativas
No teu
primeiro dia de trabalho, pede uma reunião com o teu chefe.
Não é necessário
ser nada elaborado, apenas um tempo para que os dois alinhem as expectativas em
relação ao trabalho. Pergunta-lhe o que espera de ti e qual a melhor maneira de
levares a cabo as tuas tarefas. Sê honesto e diz-lhe o que pensas sobre o cargo
e como pensas alcançar os resultados esperados.
FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário