5 sinais de que você não está bem na entrevista de emprego
Aprenda a identificar e consertar algumas situações para não cometer os mesmos erros novamente.
Imagem: vagas.com |
Identificar alguns sintomas de que você não está indo bem na entrevista de emprego
é importante para tentar reverter a situação ou, pelo menos, evitar que
os erros se repitam. Confira a seguir cinco desses principais sinais e
as dicas de Renata Wright, gerente da divisão de RH da empresa de
recrutamento Michael Page, para colocar a conversa no rumo certo.
Entrevista de emprego: saiba quando você está mandando mal
Quando a conversa está interessante, normalmente desperta a
curiosidade do entrevistador, que vai fazendo uma pergunta atrás da
outra. “Muita gente tem a sensação de que não vai bem exatamente quando
tem de responder muita coisa, mas é exatamente o contrário”, diz Renata.
A dica para o caso de faltar interesse (ou assunto) é tentar animar a
conversa, dando respostas mais completas, com informações mais curiosas e
tom mais envolvente.
Se você notar que, quando termina de falar uma coisa, o entrevistador
não faz gancho algum com o que você acabou de dizer e parte para um
novo assunto, das duas uma: ou você respondeu tudo o que ele queria
saber, e ele se deu por satisfeito, ou você não entendeu o que ele
estava perguntando. Infelizmente a segunda alternativa é a mais
provável.
Para essa situação, a dica de
Renata é bem clara. Primeiro, escute com atenção o que o entrevistador
está perguntando. Depois, direcione o seu discurso de acordo com as
perguntas que ele faz.
“Quanto mais experiência profissional você tiver,
certamente mais histórias terá para contar, mas é preciso entender que
cada posição trabalhada no mercado tem suas urgências e o entrevistador
vai focar a entrevista nisso”,
diz ela.
O seu papel, então, é se focar no que ele precisa e quer saber
– e não naquilo que, para você, parece ser mais interessante.
Apesar de muita gente dizer que
aparência não é tudo, é fato que ela influencia a impressão que as
pessoas terão de você. “Muita gente acha que se vestir bem é se vestir
formalmente, mas não é”, diz Renata. “Vestir-se bem é estar vestido
adequadamente para o contexto”, explica. A dica, para amenizar a gafe, é
se desculpar com o entrevistador.
“Você pode dizer que depois da entrevista tem um evento formal ou que
hoje é dia de casual day na empresa em que trabalha e que não teve
tempo de se trocar”, recomenda Renata. Se a desculpa não colar, pelo
menos você vai demonstrar que percebeu a gafe e soube ler o ambiente
(ainda que com atraso). “É melhor falar do que deixar quieto e fingir
que não percebeu nada.”
A falta é grave e dificilmente
tem conserto. “Você não vai ter tempo de mudar a impressão que o
entrevistador teve de você porque não terá um grande convívio com ele”,
diz Renata. Vícios de linguagem, gírias e palavrões sempre dão conotação
negativa, ela acrescenta. Claro que você pode, e deve, pedir desculpas
imediatamente caso algo assim escape da sua boca. É menos pior do que
não dizer nada. No entanto, o ideal – sempre – é evitar essas
expressões, independentemente do quanto o entrevistador pareça gente boa
ou amigão do peito.
5- Sem querer você falou mal do seu antigo chefe
Em
hipótese alguma você deve criticar antigos gestores ou empresas por que
passou. É um tipo de erro que não tem volta.
Então, se você teve uma
saída conturbada da empresa anterior e não quer ficar numa saia justa na
hora de fala sobre ela, prepare o discurso em casa. Pense exatamente
como você vai contar isso de forma discreta, sem falar mal de ninguém.
Outra dica interessante é falar sobre o assunto espontaneamente, antes
de o entrevistador perguntar. “Isso tende a fazer com que ele faça menos
perguntas”, afirma Renata.
Por outro lado, se você omitir ou
tentar passar batido por esse ponto, poderá instigar a sua curiosidade e
ele possivelmente vai investigar o assunto com mais afinco.
“Você pode
dizer que saiu do emprego por uma questão de falta de envolvimento da
estratégia da empresa com o que você acredita”, diz Renata. “É uma forma
mais generalizada de falar sem dizer o que você achava certo ou
errado”, diz ela.
FONTE: VAGAS.COM
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