Você sabe o que é feedback?
Entenda como essa conversa funciona nas empresas e quais seus principais objetivos
Nem todo mundo sabe exatamente o que é feedback,
embora esse termo seja comum no mundo corporativo.
Imagem: vagas.com |
Em tradução livre
para o português, a palavra significa “retorno” ou”resposta”.
E é
basicamente esse sentido que ela tem nas empresas.
O que é feedback na prática
Feedback é um “retorno” que o chefe dá ao subordinado para orientá-lo
sobre sua performance e os pontos que devem ser melhorados.
Um feedback, normalmente, é dado em uma conversa reservada. Quando a
ferramenta é utilizada formalmente na empresa, esse encontro costuma ser
pré-agendado. Há também feedbacks menos formais, que podem ser dados em
momentos cruciais para o trabalho, ainda que não estejam previstos na
agenda dos participantes.
A conversa não precisa necessariamente ser longa e nem exaustiva. Há
retornos simplesmente positivos, em que o bom desempenho do profissional
é destacado. O mais comum, no entanto, é que sejam esclarecidos tanto
os pontos positivos quanto aqueles que o profissional deixou a desejar.
Por que essa conversa é importante
O objetivo de um feedback é orientar o desenvolvimento do profissional, seja ele um iniciante ou um veterano. Dar feedback para é uma das principais tarefas dos gestores.
A ideia principal é que o feedback seja dado de forma direta e
objetiva, com exemplos das ações realizadas pelo profissional que está
recebendo o retorno do chefe.
De forma geral, a conversa deve reforçar comportamentos positivos do profissional e alertar sobre comportamentos negativos que podem atrapalhar sua performance.
Como aproveitar um feedback
Quem recebe o feedback precisa estar aberto para ouvir
o que é dito. Este não é o momento de discutir. A ideia é ouvir,
anotar, aprender, mostrar-se disposto a mudar para melhor e agradecer.
Um feedback vale para o profissional saber o que o chefe espera dele e de que forma ele vem atendendo as suas expectativas.
O seu chefe pode, por exemplo, falar sobre a sua atuação na última
reunião de equipe, em que você parecia agressivo com o colega que
questionou alguns dados que você havia apresentado.
Em casos assim, é importante não tentar se “defender” e nem
justificar a sua reação. O melhor é simplesmente ouvir, pensar sobre o
assunto e descobrir formas de fazer melhor da próxima vez.
Quem recebe o feedback também pode fazer perguntas – desde que o
objetivo seja unicamente o de entender bem o que está sendo dito. É
importante sair da conversa sabendo que você entendeu o que ouviu.
Se você achar de fato achar que é indispensável fazer uma “defesa”,
escolha outro momento para isso, pedindo uma outra conversa com o chefe
depois de esfriar a cabeça e pensar bastante no assunto.
FONTE: VAGAS.COM
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