Como aproveitar as redes sociais a favor da visibilidade profissional?
Hoje, não basta somente um currículo bem preparado ou estar
cadastrado em sites de vagas, o profissional da atualidade tem que
estender suas oportunidades, trabalhar a sua imagem profissional nos
distintos meios que a era digital nos permite e se tornar visível de
maneira positiva neste mercado tão concorrido.
Imagem: Contratanet |
Quem
não está inserido no Facebook, Twitter, Linkedin já pelo menos ouviu
falar dessas redes; reúno aqui um grupo pequeno de mídias sociais diante
à proporção que essas chegaram.
Para ter ideia, hoje contamos com mais de 2 bilhões de pessoas
conectadas a internet, a população gasta em média 700 bilhões de minutos
mensalmente no Facebook; temos mais de 200 milhões de usuários
cadastrados no Twitter e o Linkedin
tem mais de 100 milhões de usuários no mundo, 3 milhões cadastrados só
no Brasil, além de receber 1 milhão de novos cadastros a cada semana.
Você tem aproveitado toda a visibilidade que essas redes oferecem?
Muitas empresas aproveitam todas as informações divulgadas nessas redes
para encontrar profissionais talentosos ou até mesmo em seus processos
seletivos.
Além de usar das redes sociais para se integrar
com amigos use-as para promover seu marketing profissional.
Vamos às dicas!
Participe de grupos de discussões no Facebook e no Linkedin,
mostre-se atualizado nos assuntos de seu interesse, principalmente os
que envolvam a sua carreira profissional, você pode fazer isso
compartilhando artigos, vídeos profissionais, entrevistas e conteúdos
que sejam relevantes para o seu perfil profissional.
Preencha
todos os dados solicitados ao incluir-se nessas redes, quanto mais
informações disponibilizar no seu perfil profissional, mais oportunidade
terá para ser encontrado.
Hoje, as empresas conseguem segmentar o
perfil profissional que buscam, ou seja, quanto mais informações
fornecer, mais em evidencia estará. Porém, vale lembrar que as
informações disponibilizadas devem ser verdadeiras.
Mantenha amigos de cursos
extracurriculares, conecte-os ao linkendin, você poderá ser lembrado em
alguma oportunidade profissional.
Mais uma dica importante: mantenha
sempre o seu cadastro atualizado, realizou um novo curso, participou de
uma nova palestra, inclua-os no linkedin, isso permitirá que esteja
sempre visível na página das suas conexões que consequentemente
acompanharão o crescente investimento na sua expertise.
E o Twitter?
Compartilhe notícias, atualidades e se promova! Está inserido em algum
projeto social, conte no twitter, insira informações e fotos no
Facebook, direcione os seus contatos do Twitter para outra rede social
que permita uma exploração maior sobre algum assunto.
O Linkedin possibilita ao usuário conectar as suas outras redes
sociais a ele, se você utilizá-las como indicado acima é uma boa forma
de fazer suas
conexões chegar as suas outras mídias.
O que você não deve fazer!
Nunca coloque em nenhuma das redes sociais informações negativas de
colegas de trabalho ou de empresas que já tenha trabalhado: isso
refletirá negativamente no seu perfil profissional.
Não divulgue fotos pessoais que possam prejudicar a sua imagem, como: fumando ou completamente embriagado.
Não se
insira em comunidade ou grupos de discussões que possam ir contra ao que levantamos, por exemplo: “eu odeio o meu chefe.”.
Um exemplo recente que vi no Twitter de um profissional,
“segunda-feira, um saco ter que ir trabalhar”, é claro que é difícil
acordar animado numa segunda-feira, mas evidenciar isso para o mundo não
é necessário, portanto, tenha bom senso no que está divulgando e
postando. Pense
no quanto é relevante seus posts.
Depois do que você deve e não deve fazer não fique pensando que suas
redes sociais devem ser trabalhadas somente para a imagem profissional,
não!
É só importante que você tenha bom senso, continue interagindo com
seus amigos, mas aproveite as oportunidades que possa ter,
trabalhando-as de forma efetiva.
Boa sorte!
FONTE: Contratanet
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