quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

DINÂMICAS MAIS POPULARES

As dinâmicas mais populares


Conheça as tarefas aplicadas com mais frequência pelos recrutadores e confira dicas para obter sucesso durante o processo


Imagem: empregos.com.br
Para os que são bastante seguros de si – pensam que levaram a melhor por já ter passado pela primeira entrevista – vai um conselho: dinâmica também elimina. Então, cuidado para não levar um banho de água fria!

Izabel Failde, consultora organizacional e autora do Manual do facilitador para dinâmicas de grupo (Editora Papirus), explica que a dinâmica é capaz de desvendar com maior perspicácia comportamentos disfarçados na entrevista, já que os selecionadores investem, entre outros métodos, em tarefas “quebra-gelo” a fim de analisar como seria a conduta do profissional no dia a dia.


Por isso, a orientação continua sendo a mesma para quem está participando de processos seletivos: não tente ser o que você não é.



Conquistando o sucesso


Como você não pode prever quais serão as atividades aplicadas, acompanhe o que, em geral, os selecionadores observam e valorizam nos candidatos:

1- É seguro de si, possui valores, metas e ideias condizentes com as da empresa;

2- Acompanha o ritmo da equipe, respeitando e colaborando com os membros participantes;

3- Desempenha sua tarefa com o uso do raciocínio, planejando e executando o trabalho de forma organizada; expõe suas ideias com fundamento;

4- Tem boa comunicação verbal, clareza e organização de ideias, objetividade;

5- Aceita os demais membros promovendo-os, também, para o sucesso e êxito em seu desempenho;

6- Respeita as diferenças individuais.




Tome cuidado com:

1- Arrogância e prepotência ou autovalorização demasiada;

2- Timidez exagerada, sem participação efetiva no grupo;

3- Falas e comportamentos falsos, inventados;

4- Boicote a algum membro do grupo;

5- Desrespeito a regras e normas das atividades;

6- Centralização no trabalho em equipe;

7- Busca pelo destaque excessivo, que impeça a participação dos demais membros.



Veja agora quais são os objetivos mais focados pelos selecionadores e as recomendações de Izabel Failde para ajudar você a alcançar a excelência nesta fase.



Apresentação

Nome da atividade – Anúncio Classificado

  • Objetivos – Apresentação do candidato, fluência verbal, organização de ideias, criatividade.

  • Instruções – Imagine um anúncio de empregos, daqueles que se vê em revistas, jornais ou internet, e faça um sobre você. Anuncie-se! Venda-se!

  • Dicas – Dê informações sobre sua vida pessoal e profissional em, no máximo, 20 linhas. Observe que não é um currículo que o selecionador pede, portanto, seja criativo.



Atividade Individual 

Nome da atividade – Script Inovador


  • Objetivos – Análise da fluência verbal e organização de ideias,
    criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, objetividade.

  • Instruções – Você precisa aumentar seu faturamento mensal e, através de uma ótima negociação, adquiriu um lote de meias pretas masculinas. Você fará ações de telemarketing para divulgar e vender seu produto. Sua tarefa, portanto, é elaborar um script que usará para fazer contato com o cliente pelo telefone. Prepare seus argumentos para possíveis objeções.

  • Dicas – Seja claro e objetivo; considere que a venda por telefone é uma das mais difíceis, portanto prepare alguns argumentos criativos e interessantes para oferecer seu produto ao cliente. Não é necessário ser da área de vendas para realizar esta atividade; amplie seus horizontes!



Simulação de Vendas

Nome da atividade – Construção de um Produto


  • Objetivos – Criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, clareza e
    objetividade, análise de conhecimento da área comercial, trabalho em equipe.

  • Instruções – Em subgrupos construa um manual técnico para seu produto. Defina nome, marca, características físicas, formas de uso, benefícios de utilização, preço. Através deste manual seu produto será vendido para outros subgrupos.

  • Dicas – Os produtos oferecidos pelos selecionadores costumam estar quebrados ou faltando peças (caneta sem carga, bola de futebol murcha, bolsa rasgada). Isso quer dizer que é essencial ser criativo, inovador. Jamais reclame do produto que deve vender; aceite a atividade como um desafio.



Trabalho em equipe


Nome da atividade – O veículo da empresa



  • Objetivos – Trabalho em equipe, flexibilidade e adaptabilidade,
    objetividade, comunicação interpessoal, saber ouvir.

  • Instruções – Pense numa empresa que seja conhecida por todos os candidatos. Defina qual veículo de transporte melhor representa esta organização e os motivos. Com sucata, papéis, cola, tesoura, construa o veículo considerando tipo (tamanho, cor), capacidade de carga/passageiros, velocidade máxima, tipo e quantidade de combustível, quem é o condutor.

  • Dicas – As ideias são muitas e o tempo é pouco para a realização da atividade. Portanto, seja objetivo, saiba ouvir as sugestões dos demais participantes. Se for o caso, lidere a atividade sem impor suas próprias condições.










FONTE: empregos.com.br

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