5 dicas fundamentais para quem está entrando no mercado de trabalho
Um grande desafio, senão o maior, para quem acabou de concluir uma
graduação e está em busca do primeiro emprego é a inexperiência no
mercado corporativo.
Imagem: Contratanet |
Em um mundo cada vez mais globalizado, as
informações circulam com muita rapidez dentro das empresas e, para quem
está começando agora a adaptação não é uma das situações mais fáceis.
Pensando nisso, nós fizemos uma lista com 5 dicas para que você que está
entrando
no mercado de trabalho possa obter sucesso!
Esteja atento ao seu marketing pessoal
Nosso comportamento fala muito mais que o nosso currículo. A forma
como nos apresentamos no dia a dia passa uma mensagem muito mais
significativa sobre nós, pois as pessoas são mais impactadas pelo que
fazemos do que pelo que falamos.
Por isso, esteja atento às normas e procedimentos da empresa. Se você possui um horário determinado para
desenvolver suas atividades, evite atrasos ou faltas. Respeite a
hierarquia e adote uma conduta compatível com os valores da empresa.
Aqui também vale dar uma atenção especial ao cuidado com o
guarda-roupa. Se sua empresa não exige o uso de uniformes, procure se
vestir de forma adequada ao seu ambiente de trabalho.
Verifique a
existência de regras sobre esse aspecto e faça uso do bom senso.
Tenha cuidado antes de querer mudar algum processo
Todos nós queremos que as pessoas reconheçam nosso trabalho e
esforço. Na tentativa de agradar e surpreender, muitos acabam
ultrapassando o limite.
É óbvio que todas as empresas desejam funcionários que executem suas
atividades com maestria e agreguem soluções que possam melhorar os
resultados. No entanto, antes de começar a apresentar sugestões, tenha o
cuidado de entregar o resultado combinado no momento da contratação.
Apareça com moderação
Como comentamos acima, todo mundo quer destacar. Como
recém-contratado, é normal que você queira atender às expectativas da
empresa e, até mesmo, superá-las.
Impressione.
Agrade. Mas tome cuidado para não causar o efeito contrário, parecendo exibido
ou exagerado. Isso pode transmitir à empresa e aos seus colegas de trabalho a mensagem errada .
Cultive relacionamentos e conexões
Seu ambiente de trabalho é formado por pessoas que trabalham com você
todos os dias: líderes, colegas e subordinados.
Essas pessoas vão
conviver com você durante a maior parte do seu dia por um bom tempo.
Sendo assim, é fundamental tomar o cuidado de nutrir essas conexões a
fim de não apenas fazer
sua parte para que o clima organizacional na sua empresa seja favorável para todos, mas também para melhorar o seu networking.
Se você consegue desenvolver e manter bons relacionamentos no
ambiente de trabalho, as chances de ser recomendado ou convidado para
desafios profissionais futuros aumentam.
Busque aprimorar a sua formação
Você concluiu sua graduação e está vivendo suas primeiras experiências no mundo
corporativo, mas o desafio não acaba aqui. As empresas querem
profissionais antenados as novidades do mercado e que estão sempre em
busca de novas formas de melhorar seus resultados.
Continue estudando, participe dos eventos importantes para os profissionais da sua área, agregue conhecimentos complementares
à sua formação. Se possível, adicione uma nova linha ao seu currículo a cada ano.
O mundo passa por mudanças cada vez maiores em espaços de tempo cada
vez mais curtos. As empresas que querem se manter no mercado tentam
acompanhar essas mudanças. Logo, o profissional que está começando a
carreira e deseja continuar crescendo também deve ter essa preocupação.
Gostou das nossas dicas para quem está entrando no mercado de
trabalho? Ainda tem alguma dúvida ou quer compartilhar como está sendo a
sua experiência? Deixe o seu comentário!
FONTE: Contratanet
Nenhum comentário:
Postar um comentário