quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

COMO AS EMPRESAS BUSCAM POR PROFISSIONAIS?

Como as empresas buscam por profissionais?


Imagem: Empregos.com.br
Atualmente as empresas procuram alcançar resultados mais eficientes, e para obter sucesso durante a produção de seus produtos e serviços é necessário levar em consideração a qualidade, agilidade e produtividade do trabalho. 

Desta forma as empresas estão exigindo cada vez mais profissionais qualificados e competentes para exercer as funções.



Vamos tratar aqui o passo a passo do processo de contratação de profissionais:


  • O Setor de Recrutamento e seleção

  • Divulgação das vagas

  • Formas de recrutamento

  • Etapas do processo seletivo

  • Reter talentos e plano de carreira


O Setor de Recrutamento e seleção

Os recrutadores são responsáveis por escolher os profissionais adequados para as vagas.
Este profissional cuida do desempenho e coordenação dos funcionários e também pela demissão e admissão dos mesmos.



Divulgação das vagas

A cada dia as empresas tendem ser cada vez mais seletivas durante a busca de novos talentos internos e externos para ocupar um novo cargo dentro da organização.

Para obter êxito e atingir exatamente o público desejado, cada empresa pode optar por diversas maneiras de divulgação das vagas e ainda optam por uma descrição bem detalhada em relação ao cargo, atividades da vaga, tipo de contratação, benefícios e salários.


Local de publicação de vagas:

  • Portais online de empregos e carreiras

  • Jornais e revistas

  • Anúncio de vagas em cartazes

  • E-mail

  • Comunicados internos e externos

  • Redes sociais


Formas de recrutamento

Antes de selecionar um candidato para a vaga é necessário separar os currículos nos quais cumpre todos os requisitos para o cargo oferecido.

As empresas precisam de profissionais multitarefas no qual tenha capacidade de levar inovação, valores e novos conhecimentos para a empresa, ou seja, o potencial de cada candidato conta muito.

Essa etapa de captar pressionais é dividida em 3 etapas:

Recrutamento interno: dar oportunidades de crescimento para os profissionais de dentro da empresa. Esse processo tende a ser mais rápido, afinal o recrutador e a diretoria já conhece o perfil de cada funcionário.

Recrutamento externo: é o ato de captar profissionais fora da empresa com o objetivo de encontrar o perfil adequado para a vaga. O interessante é conhecer novos pensamentos, porém tende a der mais demorado e mais caro, afinal é necessário publicar as vagas em diversos canais de comunicação e treinar os contratados.

Recrutamento misto: Com a necessidade de mais abrangência durante a busca do profissional adequado, no qual a empresa da oportunidades de crescimento para seus funcionários e ao mesmo tempo está aberta para novos talentos.




Etapas do processo seletivo

Em média um processo seletivo dura cerca de 45 ou dias, podendo ser mais ou menos, isso depende da quantidade de currículos recebidos, se o profissional cumpre todos os requisitos da vaga etc.

Coleta de dados: verificar os custos, estruturar o anuncio da vaga, estabelece tempo de contratação, determina o perfil do candidato ideal, organiza os testes e possível remuneração.

Planejamento: verifica qual é o tipo de contratação (interno, externo ou misto), como e onde vai divulgar as vagas, critérios a analisar nos candidatos etc.

Execução: Divulgação da vaga.

Avaliação 1: Análise de currículos, tempo que a vaga ficará disponível, seleção de perfil.

Avaliação 2: Aplicação te testes psicológicos, provas técnicas referente a função, dinâmica de grupo, entrevista com RH.

Finalização: Seleção dos perfis mais adequados para as vagas, entrevista com a diretoria e contratação.










FONTE: Empregos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário