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De modo geral, existem características que são valorizadas pelo mercado.
Competências comportamentais são conquistadas pelo autoconhecimento.
Cada empresa tem um perfil de profissional que considera o ideal, que
pode variar de acordo suas necessidades e as mudanças do mercado.
Portanto, segundo o IBC, para se tornar um profissional bem visto, é
preciso se desenvolver de maneira completa, adquirindo competências
tanto técnicas quanto comportamentais.
As competências técnicas são aquelas obtidas com a faculdade, cursos,
treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de
conhecimento.
Já as comportamentais são conquistadas a partir do
autoconhecimento, que leva à compreensão e domínio sobre suas próprias
habilidades, capacidades, oportunidades de melhoria e potencialidades.
De modo geral, existem características profissionais que são
valorizadas pelo mercado, independente da área de atuação, que são
essenciais para alcance do sucesso na carreira. Veja abaixo:
Liderança
A capacidade de liderar pessoas e equipes efetivamente, ou seja,
extraindo o melhor de cada talento para alcance de grandes resultados e
fazendo com que todas as pessoas consigam trabalhar em sinergia, é uma
qualidade procurada por empresas de todos os segmentos.
As organizações
buscam cada vez mais por profissionais que sejam capazes de ser
porta-vozes de equipes e que tenham a habilidade de trabalhar como um
farol que irá guiar seu time, fazendo com que ele produza trabalhos
melhores e todos tenham mais qualidade de vida no âmbito profissional.
Para ser líder não precisar estar em cargo de gestão, pois a liderança
pode ser aplicada independentemente de cargo ou função.
Automotivação
A automotivação é a capacidade de manter-se motivado mesmo diante das
adversidades e desafios que a empresa possa estar passando. As empresas
procuram por pessoas que tenham essa qualidade justamente por saber que
elas têm a tendência de tirar proveito de situações complicadas e também
tornar um cenário ruim em algo positivo a partir de sua própria
motivação e força de vontade.
Trabalho em equipe
Ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, flexibilidade para
lidar com diferentes perfis de pessoas e uma postura colaborativa é
fundamental. O trabalho em equipe é fundamental, uma vez que um time
deve trabalhar como um conjunto de engrenagens, onde todos colaboram e
cada um faz a sua parte para aumentar o desempenho de suas tarefas.
Criatividade
Esta é uma das qualidades profissionais onde o colaborador mostra sua
capacidade de inovação para propor soluções, criar oportunidades e ousar
fazer diferente. As pessoas criativas conseguem identificar resoluções
alternativas para problemas que possam acontecer dentro da empresa, além
de ter talento para criar novos métodos de trabalho e até mesmo novos
produtos e serviços que podem ser oferecidos pela corporação.
Comunicação efetiva
A falha de comunicação é um dos principais fatores que contribuem para a
produção de problemas organizacionais. Portanto, é determinante para o
profissional que busca se destacar usar bem a oratória para expressar
suas ideias com clareza, de modo que sua mensagem seja bem compreendida,
tanto por seus colegas de trabalho como por seus clientes.
Capacidade de negociação
Fazer gestão efetiva de situações de conflito, buscando sempre um
entendimento pacífico, visando manter o bom clima organizacional. Essa
capacidade de negociar também se estende ao público externo: parceiros,
fornecedores e clientes, por exemplo. Um profissional que tem essa
característica conseguirá tanto fechar novos trabalhos com clientes
quanto negociar prazos e valores que sejam adequados tanto para a
empresa quanto para quem a contrata.
Adaptabilidade
As mudanças acontecem e acompanhá-las é preciso para manter os
resultados satisfatórios. Ser aberto a novo métodos de trabalho e
desafios que o mercado possa proporcionar é uma característica de
extremo valor para as empresas, uma vez que pessoas que têm problemas de
adaptação podem causar conflitos na organização e se tornam resistentes
a mudanças positivas. O ser humano tem a necessidade inerente de
domínio, por isso, é uma reação natural resistir ao novo, mas são nas
situações mais incômodas que mais crescemos.
Busca por conhecimentos
Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de
desenvolvimento, e a zona de conforto não faz parte de sua natureza.
Busque continuamente cursos de atualização, novos conhecimentos,
aprimoramentos em sua profissão, como também seja bem informado sobre
seu campo de atuação e atualidades gerais. Isso demonstra ambição por
evolução.
Bom humor
Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes
são 80% menos produtivas. Além disso, ninguém gosta de trabalhar ao
lado de quem vive de cara feia. É essencial, portanto, buscar o
equilíbrio emocional, cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso
torna a convivência mais harmônica e os resultados melhores, sem contar
que você terá mais leveza em seu trabalho e irá contribuir para um clima
organizacional mais favorável.
Relacionamento interpessoal
Essa capacidade influencia significativamente sua trajetória de
crescimento na empresa. Relacionar-se de forma efetiva garante a empatia
com os colegas e líderes, possibilita minimizar os conflitos,
estabelecer novos amigos, ganhar seguidores e influência para obter
colaboração em seus projetos.
FONTE: G1
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