terça-feira, 12 de junho de 2018

Habilidades interpessoais: qual a importância de soft skills?



IMAGEM: Contratanet
Você já deve ter percebido que apenas o conhecimento técnico não suficiente para se dar bem no mercado de trabalho. Além de cursar uma boa faculdade e ter boas experiências profissionais, as empresas vêm valorizando cada vez mais as habilidades interpessoais, chamadas soft skills.

Entenda agora o que isso significa e como desenvolver essas habilidades para garantir uma carreira de sucesso!

O que são as soft skills?


Soft skills são habilidades e competências pessoais e comportamentais. A capacidade de trabalhar em equipe, flexibilidade, pró-atividade, habilidade de se comunicar de maneira eficaz são algumas delas.

Assim como as chamadas hard skills (competências técnicas), elas precisam ser desenvolvidas e treinadas ao longo da vida, demandando esforço e experiência prévia.


Qual a importância das habilidades interpessoais para o mercado?


Por muito tempo houve uma grande valorização das habilidades técnicas dos candidatos, como formação acadêmica e experiências prévias. Porém, mesmo com um histórico profissional excelente, muitos colaboradores ficavam abaixo do que era esperado. Isso porque tinham dificuldades em se adaptar à rotina da empresa ou se comunicar com chefes e colegas de trabalho, por exemplo.

Por isso as soft skills estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas. É mais fácil treinar tecnicamente um colaborador engajado e alinhado às diretrizes da companhia do que mudar o comportamento do profissional.

Portanto, para se dar bem no mercado de trabalho dos dias de hoje, é essencial que você invista no desenvolvimento das suas habilidades interpessoais.



Como desenvolvê-las?


Saiba escutar


Reflita sobre o que você faz quando uma pessoa está falando com você. Você escuta atentamente o que é dito ou fica preparando respostas na sua cabeça antes mesmo do outro terminar de falar? Se sua atitude está mais próxima da segunda afirmativa é preciso mudar esse comportamento.

Passe a escutar atentamente tudo que é dito para você. Em vez de preparar respostas, tente visualizar a cena do que está sendo relatado, entenda como a pessoa pode estar se sentindo em relação a isso e evite interromper a fala dos outros.


Tome iniciativa


Sabe quando o professor ou chefe pergunta quem pode realizar determinada tarefa e todos ficam calados? Mude essa realidade agora mesmo!

As empresas buscam profissionais que, em vez de esperar que os outros façam as coisas, colocam a mão na massa e resolvem os problemas antes mesmo de serem solicitados. Portanto, da próxima vez que isso acontecer, assuma o desafio, mesmo que você não seja o mais indicado para a tarefa.

Além disso, quando identificar algo que precisa ser feito, faça o mais rápido possível. É fora da zona de conforto que estão as melhores oportunidades de crescimento.


Coloque-se no lugar do outro


Entenda que a sua visão de mundo não é compartilhada por todas as pessoas que estão ao seu redor. Isso não significa que você está errado, porém também não significa que os outros estão. A empatia é uma habilidade interpessoal extremamente valorizada, então é importante treiná-la.

Portanto, diante de uma situação de conflito ou de um relato, tente se colocar no lugar do outro. Busque entender como ele se sente e o porquê disso. Você pode, inclusive, fazer perguntas para efetivamente compreender outro ponto de vista.


Aprenda a criar conexões de alto impacto


Você já deve ter escutado que ter uma rede de networking sólida é extremamente importante para o mercado de trabalho. Mas isso não significa que acumular amigos nas redes sociais é suficiente para garantir uma boa oportunidade de carreira.

É essencial criar conexões de impacto, com relações verdadeiras e positivas. Para isso, valorize a interação com as pessoas ao seu redor. Pergunte sobre os projetos, planos e aspirações. 

E não se esqueça de ir além do meio virtual e convidar aquela pessoa que te pareceu tão interessante para um café. É daí podem surgir as suas próximas parcerias de sucesso!


Portanto, o que você está esperando para investir agora mesmo nas suas habilidades interpessoais? 

Elas são a fórmula para viver uma carreira de sucesso e buscar constantemente o seu desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal!













FONTE: Contratanet

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