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Você já deve ter percebido que apenas o conhecimento técnico não
suficiente para se dar bem no mercado de trabalho. Além de cursar uma
boa faculdade e ter boas experiências profissionais, as empresas vêm
valorizando cada vez mais as habilidades interpessoais, chamadas soft
skills.
Entenda agora o que isso significa e como desenvolver essas habilidades para garantir uma carreira de sucesso!
O que são as soft skills?
Soft skills são habilidades e competências
pessoais e comportamentais. A capacidade de trabalhar em equipe,
flexibilidade, pró-atividade, habilidade de se comunicar de maneira
eficaz são algumas delas.
Assim como as chamadas hard skills (competências técnicas), elas precisam ser desenvolvidas e treinadas ao longo da vida, demandando esforço e experiência prévia.
Qual a importância das habilidades interpessoais para o mercado?
Por muito tempo houve uma grande valorização das habilidades
técnicas dos candidatos, como formação acadêmica e experiências
prévias. Porém, mesmo com um histórico profissional excelente, muitos
colaboradores ficavam abaixo do que era esperado. Isso porque tinham
dificuldades em se adaptar à rotina da empresa ou se comunicar com
chefes e colegas de trabalho, por exemplo.
Por isso as soft skills estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas.
É mais fácil treinar tecnicamente um colaborador engajado e alinhado às
diretrizes da companhia do que mudar o comportamento do profissional.
Portanto, para se dar bem no mercado de trabalho dos dias de hoje, é
essencial que você invista no desenvolvimento das suas habilidades
interpessoais.
Como desenvolvê-las?
Saiba escutar
Reflita sobre o que você faz quando uma pessoa está falando com você.
Você escuta atentamente o que é dito ou fica preparando respostas na
sua cabeça antes mesmo do outro terminar de falar? Se sua atitude está
mais próxima da segunda afirmativa é preciso mudar esse comportamento.
Passe a escutar atentamente tudo que é dito para você. Em vez de
preparar respostas, tente visualizar a cena do que está sendo relatado,
entenda como a pessoa pode estar se sentindo em relação a isso e evite
interromper a fala dos outros.
Tome iniciativa
Sabe quando o professor ou chefe pergunta quem pode realizar
determinada tarefa e todos ficam calados? Mude essa realidade agora
mesmo!
As empresas buscam profissionais que, em vez de esperar que os outros
façam as coisas, colocam a mão na massa e resolvem os problemas antes
mesmo de serem solicitados. Portanto, da próxima vez que isso acontecer,
assuma o desafio, mesmo que você não seja o mais indicado para a
tarefa.
Além disso, quando identificar algo que precisa ser feito, faça o
mais rápido possível. É fora da zona de conforto que estão as melhores
oportunidades de crescimento.
Coloque-se no lugar do outro
Entenda que a sua visão de mundo não é compartilhada por todas as
pessoas que estão ao seu redor. Isso não significa que você está errado,
porém também não significa que os outros estão. A empatia é uma
habilidade interpessoal extremamente valorizada, então é importante
treiná-la.
Portanto, diante de uma situação de conflito ou de um relato, tente
se colocar no lugar do outro. Busque entender como ele se sente e o
porquê disso. Você pode, inclusive, fazer perguntas para efetivamente
compreender outro ponto de vista.
Aprenda a criar conexões de alto impacto
Você já deve ter escutado que ter uma rede de networking sólida é
extremamente importante para o mercado de trabalho. Mas isso não
significa que acumular amigos nas redes sociais é suficiente para
garantir uma boa oportunidade de carreira.
É essencial criar conexões de impacto, com relações verdadeiras e
positivas. Para isso, valorize a interação com as pessoas ao seu redor.
Pergunte sobre os projetos, planos e aspirações.
E não se esqueça de ir
além do meio virtual e convidar aquela pessoa que te pareceu tão
interessante para um café. É daí podem surgir as suas próximas parcerias
de sucesso!
Portanto, o que você está esperando para investir agora mesmo nas
suas habilidades interpessoais?
Elas são a fórmula para viver uma
carreira de sucesso e buscar constantemente o seu desenvolvimento, tanto
profissional quanto pessoal!
FONTE: Contratanet
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