terça-feira, 12 de junho de 2018

Por que a empresa demora tanto a dar retorno sobre uma vaga?



IMAGEM: CATHO

A cada candidatura, uma nova ponta de esperança em conseguir um novo emprego. Junto com ela, claro, vem também a ansiedade para saber se terá e quando terá resposta. Passam os dias e nada da resposta final, do tão esperado posicionamento – positivo ou negativo – da empresa, principalmente se o candidato passou pela entrevista.

Mas por que demora tanto esta resposta? Já pensou nos motivos? Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços,  levantou 3 pontos sobre este assunto. Confira:



1. Avaliação criteriosa

O primeiro ponto é que as empresas analisam muito cada currículo quando estão contratando, sendo cada vez mais cautelosas para saber se o profissional que está passando por diversas etapas pode ser selecionado. 

“Muitas vezes este candidato passa por um teste técnico e até mais do que uma entrevista.  Este processo seletivo acaba sendo mais lento pela rigorosa avaliação interna que se faz na própria empresa.”



2. Momento é de espera

A especialista explica que a vaga pode levar algum tempo para ser confirmada justamente pela alta demanda de pessoas procurando a mesma oportunidade: 

“O momento em que vivemos no Brasil é normal recebermos muitos candidatos para, muitas vezes, uma única vaga. Vai levar vantagem quem estiver preparado tecnicamente e que tenha o perfil comportamental que as empresas esperam.


3. Poucas vagas, muita gente

Possivelmente, os demais podem ser chamados para um outro momento: “Se este candidato estiver trabalhando durante o processo de seleção,  não deve pedir demissão. Ele deve continuar na empresa em que está trabalhando e ficar aguardando surgir uma nova oportunidade. Quem sabe até se preparando mais, fazendo cursos, por exemplo”



A empresa que está realizando o processo seletivo tem que dar um retorno para o candidato, mas se ele receber um retorno avisando que ainda não saiu a resposta definitiva, o melhor é não ficar se precipitando e pedindo uma tomada de decisão a todo momento. 

Pedro Gonçalves, Coordenador de RH da Nossa,  explica que a paciência pode ser uma aliada nesse momento. “Ele não recebeu o retorno positivo, mas também não recebeu o retorno negativo. 

É preciso esperar pois muita coisa pode acontecer em 30, 40 dias.” finaliza Pedro.










FONTE: CATHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário