quinta-feira, 21 de junho de 2018

Será que currículos são realmente lidos?



IMAGEM: VAGAS.COM

Descubra como escrever um bom CV online para aumentar suas chances de ser descoberto pelas empresas


por Thayane Fernandes*


Muitas pessoas perguntam se essa tal “candidatura online” funciona mesmo, afirmando já terem enviado muitos currículos e nunca terem sido chamadas para entrevistas de emprego. 

O fato é: a disputa hoje está cada vez maior. Pessoas de outras cidades, estados e até países estão concorrendo com você – sem contar as novas gerações que estão entrando com tudo. 

Não existe mais aquela “pilha” de currículos sobre a mesa do RH e não será um papel amarelo brilhante que destacará você no meio de tantos candidatos.

Hoje, as empresas usam tecnologia a favor delas. Para se ter uma ideia, em 2014 mais de 230 mil processos seletivos foram abertos pelos nossos clientes, com um milhão de posições para ocupar e mais de 90 milhões de candidaturas foram realizadas no VAGAS.com.br. 


Seria insano dizer que cada recrutador abriu e leu em média mais de 90 currículos por vaga!

Aqui vou trazer uma outra visão para este cenário e apresentar algumas dicas matadoras que farão com que seu currículo seja lido pelos recrutadores. 

E para ilustrar como a tecnologia de match acontece, vou mostrar um exemplo fictício de busca por carros online.


Exemplo real


Procurar um carro que interessa em um site de venda de carros que possui mais de 200 mil ofertas de automóveis, entre novos e usados. 

Se aplicar o filtro “carros novos” e, dentre as mais de 50 opções de marca, selecionar apenas uma da lista, o resultado da pesquisa ficará em 2 mil carros, mas ainda não dará para olhar todos eles. 

Então, no filtro restringir para o ano de fabricação “entre 2012 a 2014”, a pesquisa vai retornar 500 resultados. Já é 25% do primeiro filtro, mas ainda são 40 páginas para ler.

Se colocar mais filtros: quatro portas, combustível Flex e apenas carros de SP. Chegará a 100 ofertas ou 10 páginas. 

Se aplicar mais um filtro, preço até 30 mil reais, chegará aos finalistas: seis carros em apenas uma página. Próximo passo? Entrar em cada oferta e buscar o diferencial de cada item. 

E uma observação, apenas dois anúncios que conseguiram se vender da maneira transparente e completa, colocando todas as características do automóvel, inclusive a descrição dos itens opcionais e fotos do veículo.


Reflexões


  • Você leria as 200 mil ofertas iniciais?

  • Se seu carro estivesse entre essas ofertas pesquisadas, quais informações você descreveria no anúncio?

Em linhas gerais este processo é muito parecido com o VAGAS.com.br:

  • Nossos clientes divulgam as oportunidades de emprego no site;

  • Você, candidato, procura oportunidades gratuitamente digitando alguma característica do anúncio (por exemplo, cargo) e refinando por nível, região, área etc;

  • Nossos clientes selecionam os candidatos por meio de buscas de palavras-chave no currículo, faz o refinamento de filtros, utiliza seus resultados nos testes técnicos ou de perfil online (quando aplicado).

Dicas para o currículo


Então a dica principal é: não se esqueça de preencher todos os campos do seu currículo online. Isso inclui caprichar no conteúdo. 

E se certifique de que todas as principais palavras-chave de sua profissão estão presentes em seu currículo digital.











FONTE: VAGAS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário