quinta-feira, 21 de junho de 2018

Pretensão salarial: você precisa saber a sua



IMAGEM: Admirável Emprego Novo 
Muita gente tem dúvidas em relação à pretensão salarial. Quando as vagas pedem que junto com o currículo seja enviado o salário pretendido para a posição, há quem não saiba como lidar.

A pretensão salarial é pedida pela empresa já no primeiro contato porque ela também é determinante no processo seletivo. 

E não apenas para eliminar quem pede um salário muito alto! Por isso, leia com atenção as dicas mais importantes.


Não perca oportunidades por causa da pretensão salarial


O maior erro ao definir sua pretensão salarial é estabelecer um valor muito baixo. Por medo ou por não saber seu valor, muitos profissionais acabam optando por esse caminho. Alerta: isso pega muito mal em processos seletivos!

Quando uma empresa divulga uma vaga, ela tem determinado um valor para a contratação de alguém. 

As organizações sérias sabem quanto vale um bom colaborador. Se um profissional com um currículo bem alinhado às necessidades da posição pede um valor muito mais baixo do que o esperado, gera desconfiança.

Por que alguém com a qualificação desejada pede um salário que não é compatível? Isso acontece quando um profissional não reconhece suas qualificações ou está desesperado por uma vaga. 

A pretensão salarial abaixo da expectativa de mercado pode não eliminar você da seleção, mas se você for contratado estará preso por um bom tempo a um salário menor do que merece.

Aliás, negociar o salário é muito importante e pode garantir um aumento já na contratação. 

Uma pesquisa da empresa Jobvite revela que recrutadores e empresas estão muito mais dispostos à negociação durante a entrevista.


Como definir a pretensão salarial


Saber o seu valor profissional é importante em qualquer estágio da carreira. Além disso, a lei de oferta e demanda da área em que você atua pode mudar com o passar dos anos. Então mantenha-se sempre atualizado sobre os dados que influenciam o seu valor.

São vários os fatores que devem ser levados em conta na hora de estipular a pretensão salarial. Mas basta entender como eles funcionam que fica fácil determinar quanto o seu trabalho vale. Conheça algumas das variáveis para o cálculo da pretensão salarial:

  • Porte da empresa que divulgou a vaga

  • Região onde se localiza a empresa

  • Seu nível de escolaridade

  • Sua experiência

  • Área de atuação


Não seja vítima do leilão de salários


existem dois tipos de empresa: as que valorizam os profissionais e entendem a necessidade de pessoas qualificadas e motivadas para atingir os objetivos de negócios, e as empresas que visam lucrar ao gastar o menor valor possível no salário dos funcionários.

É importante que você saiba diferenciar esses dois tipos. O primeiro caso é das empresas que valorizam os profissionais contratam, logo, buscam oferecer remuneração justa para quem deseja fazer parte do seu quadro de colaboradores.

O segundo tipo é o que se chama de campo minado. Essas empresas costumam divulgar suas vagas em diversos sites de vagas, pedem muita experiência, e acabam selecionando o melhor profissional que conseguem encontrar pelo valor mais baixo possível.


Empresas como essas enxergam os colaboradores como peças necessárias para um fim e visam seu lucro próprio a qualquer custo. 

Isso acaba impactando negativamente na qualidade do trabalho e também no clima dentro do ambiente de trabalho. No fim das contas, quem se dá mal é o profissional, e não a empresa. 














FONTE: Admirável Emprego Novo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário