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Como conseguir um emprego
O “Paradoxo da Permissão” é: você não consegue o emprego sem a experiência, mas nem consegue a experiência sem o emprego.
Você confrontará esse desafio ao longo de
sua carreira, seja tentando entrar no mercado de trabalho ou se tornar
CEO pela primeira vez.
O fenômeno pode ser frustrante, não
importa seu nível – mas é especialmente desafiador para recém-formados e
jovens profissionais.
Um ponto chave para superar o paradoxo é
reconhecer que, ao se candidatar a uma vaga, você será avaliado em duas
dimensões diferentes: seu potencial para adicionar valor no futuro e sua
experiência na área mais importante do trabalho.
Dependendo da senioridade da posição,
essas duas fontes de valor – potencial e experiência – terão pesos
diferentes. Uma regra geral é que quanto mais cedo você estiver em sua
carreira, maior será a importância do seu valor em potencial.
Esse valor é demonstrado através de sua
atitude, entusiasmo, ética profissional, habilidades de comunicação,
curiosidade e qualidade das perguntas, vontade de aprender e
conhecimento da empresa e da função.
Além de mostrar seu potencial, no
entanto, aqui estão cinco estratégias que você pode utilizar para
superar o paradoxo no início da carreira:
1. Obtenha credenciais
Um dos jeitos mais lógicos é obter as
credenciais relevantes. Isso pode vir na forma de uma especialização ou
um treinamento específico.
Uma das áreas que mais crescem na
economia agora é, naturalmente, programação. Muitas empresas que buscam
programadores na verdade não exigem diplomas em ciência da computação.
No Google, por exemplo, de acordo com o
jornal The Wall Street Journal, quase 15% dos integrantes da equipe de
programação não tem diploma universitário. Ao treinar em lugares como a
Codeacademy, que já teve cerca de 24 milhões de pessoas pelo mundo em
seus cursos, você pode se tornar proficiente em programação em meses.
Com essa credencial, terá experiência
suficiente para conseguir um primeiro emprego e estar na mesma posição
que outros programadores juniores, pronto para ter uma boa performance e
prosperar.
Então escolha um campo de interesse, seja
programação, finanças, aviação ou arte, e encontre uma escola ou
organização com uma credencial respeitada e faça as aulas.
2. Seja criativo
Laura Chambers comanda o University Programs do eBay, onde sua equipe
de 40 pessoas é responsável por criar e atingir objetivos agressivos de
recrutamento e garantir que estagiários e recém formados tenham
experiências de qualidade.
Seu conselho, especialmente para quem não
tem um diploma técnico ou especializado, é usar a criatividade para se
destacar da multidão.
“Seja voluntário numa startup”, ela sugere, “e
coloque a mão na massa. Você terá a oportunidade de fazer diversas
atividades que lhe ajudarão a encontrar o que você e construir
habilidades ao mesmo tempo.”
Ela também aconselha que se desenvolva
uma abordagem personalizada para as empresas que estão na lista de
objetivos. “Se você quiser trabalhar no eBay, por exemplo, comece um
pequeno negócio de compra e venda no eBay ou usando PayPal e esteja
preparado para falar dos prós e contras dessa experiência.”
Falar sobre sua experiência em vídeos ou
posts num blog não precisa custar muito e não envolve mais que tempo e
iniciativa. No mínimo rende algo para mostrar e complementar seu
currículo.
3. Esteja disposto a começar do zero
Se você é recém-formado, pode se sentir
(e ser) qualificado demais para certos trabalhos juniores. Mas precisa
começar em algum lugar.
Para Chad Dickerson, CEO do etsy.com,
as melhores posições para conseguir colocar um pé na porta são
frequentemente como membro da equipe de apoio de uma empresa. “Várias
pessoas que apoiam o Etsy aprenderam muito sobre nosso negócio e se
tornaram gerentes de produto muito capazes”, ele disse.
Seja a indústria da internet, serviços
financeiros, varejo, hotelaria ou qualquer outro negócio que envolva um
grande número de pessoas, começar na interface com o cliente – seja no
relacionamento com cliente, no caixa, na loja ou na recepção – vai
render uma oportunidade valiosa para realmente entender o que está
acontecendo no mercado.
Você poderá usar essa experiência quando começar a subir os degraus corporativos internamente ou em outras entrevistas.
4. Barganhe
Você talvez não tenha um trabalho. Se não tiver, tem outra coisa de imenso valor: tempo.
Trate seu tempo como o ativo valioso que
ele é. Se usá-lo de maneira criativa e colocar energia, entusiasmo e
iniciativa no tempo que tiver, poderá barganhar até conseguir uma
oportunidade e assim quebrar o paradoxo.
No começo do verão, uma nova
pós-graduanda conseguiu uma entrevista com uma corretora imobiliária.
Ela era formada em história. Enquanto conversava com o executivo, que
parecia muito ocupado, uma ideia surgiu.
“Você parece incrivelmente ocupado
agora”, ela observou antes de fazer a pergunta de US$ 64 mil. “O que
faria para fazer crescer seu negócio se tivesse um dia extra na semana?”
Ele parou e disse que faria uma pesquisa
sobre o mercado de alugueis entre jovens urbanos. Ela se ofereceu para
fazer a pesquisa de graça e comunicou rapidamente como suas habilidades
de análise e escrita, desenvolvidas durante sua tese, lhe davam as
habilidades necessárias para executar o projeto.
Ele aceitou a oferta e pagou 10 dólares
por hora pelo trabalho. Após algumas semanas, ela trouxe o resultado. O
executivo ficou impressionado pela qualidade do relatório, a clareza de
pensamento e criatividade naquela análise.
Ela ganhou e aceitou uma oferta e hoje é pesquisadora de mercado na empresa.
5. Reimagine suas experiências
Você já sabe a direção geral que quer tomar e fez uma lista de empresas para pesquisar e procurar.
Você seguiu sua lista rigorosamente,
visitando a página de carreiras de cada uma das empresas para ver quais
trabalhos estavam disponíveis. Bom.
Nesse momento, você pode descobrir que não tem a experiência requisitado para a posição que gostaria de se candidatar.
Você pode sair do site e seguir a lista. Ou pode tentar reimaginar sua experiência e tentar aquela posição mesmo.
Um jovem profissional fez exatamente
isso. Para uma posição de nível básico em uma empresa de alimentos,
“gerenciamento de projetos” era um requisito fundamental. Inicialmente,
isso chateou o candidato.
Ao discutir o dilema, nós revisamos suas
experiências e conseguimos encontrar algo que cabia ali – se fosse
descrito e pensado de maneira diferente.
Um geógrafo apaixonado por viagem, ele
contou como trabalhou com um grupo de amigos para “gerenciar um
projeto”, uma viagem de três semanas pelo leste europeu: pesquisou
itinerários, encontrou as taxas e hotéis mais baratas, fez reservas,
recolheu o dinheiro dos amigos e agiu como “tesoureiro” da viagem.
Ao fazer isso, ele pode demonstrar as
capacidades que a empresa procurava, mesmo que não tenha sido numa
experiência profissional. A principal lição aqui é que você pode ter
mais experiências relevantes do que pensa.
FONTE: napratica.org.br
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