IMAGEM: Michael Page |
A
partir do avanço tecnológico que impacta ferozmente o atual cenário do
mercado de trabalho, nós, do PageGroup, analisamos os requisitos das
vagas e as habilidades dos profissionais de cinco grandes setores
brasileiros.
A seguir, você verá em detalhe 5 setores que estão mudando
os requisitos de suas vagas e buscando novas habilidades nos candidatos.
Esta análise destaca muitas semelhanças nos
padrões das competências mais requisitadas, embora, dependendo do setor,
haja algumas diferenças determinantes para o sucesso da máquina
dedicada a cada célula.
O ESTRESSE DA LIDERANÇA: SERÁ QUE AS EMPRESAS CUIDAM DESSE PROBLEMA?
Por exemplo, embora as habilidades sociais e
emocionais estejam em demanda crescente em todos os setores, a
necessidade de competências cognitivas básicas tende a diminuir nos
setores bancário e industrial, a estabilizar nas áreas de saúde e a
recuar ligeiramente no varejo.
Bancos e Seguros
Os serviços financeiros têm estado na vanguarda da
digitalização. O setor bancário e de seguros, provavelmente, terá uma
mudança significativa na demanda por habilidades até 2030,
principalmente por ter uma série de usos potenciais para a inteligência
artificial (IA), especialmente na prevenção de risco, na personalização
de serviços e na comercialização de produtos aos clientes.
O número de trabalhadores, como caixas, contadores
e funcionários de corretagem, diminuirá à medida que a automação for
adotada. A necessidade de uma força de trabalho que use apenas
habilidades cognitivas básicas, como entrada e processamento de dados,
alfabetização básica e numeração básica, provavelmente diminuirá
bastante.
Enquanto isso, a demanda por especialistas em
tecnologia e outros profissionais crescerá, assim como o número de
ocupações que exigem interação com o cliente e gerenciamento. Este
aumento impulsionará um forte crescimento na demanda por habilidades
sociais e emocionais.
Energia e Mineração
A automação e a inteligência artificial estão
permitindo que as empresas exploradoras de minérios e fontes de energia
aproveitem novas reservas, além de aumentar a eficiência da extração e
da produção.
O trabalho manual previsível e as tarefas
administrativas que envolvem a manipulação de dados, como a leitura de
medidores, estarão suscetíveis a serem deslocados, enquanto a demanda
por empregos tecnológicos será flutuante.
Espera-se que a demanda por habilidades físicas e
manuais, juntamente com as habilidades cognitivas básicas, diminua,
enquanto a demanda por habilidades cognitivas, sociais, emocionais e
tecnológicas mais altas cresça verticalmente.
Cuidados de saúde
As novas tecnologias da quarta revolução industrial
vão mudar a interação entre pacientes e profissionais de saúde. A
demanda por provedores de cuidados, como enfermeiros e fisioterapeutas,
continuará a crescer, enquanto a demanda por pessoal de apoio ao
escritório sofrerá quedas devido à automação de tarefas relacionadas à
manutenção de registros e administração.
A demanda por habilidades avançadas de TI,
digitais básicas, de empreendedorismo e adaptabilidade terá maior
crescimento acumulativo. No entanto, a demanda por habilidades como
inspeção de equipamentos e monitoramento de sinais vitais de pacientes
irá estagnar, apesar do crescimento geral na área da saúde, à medida que
as máquinas assumam tarefas mais rotineiras.
A saúde é o único setor em nossa análise em que a
necessidade de habilidades físicas e manuais aumentará nos anos que
antecedem 2030. Essa variação reflete as habilidades motoras mais brutas
e a força necessária para ocupações como cuidadores de idosos e
fisioterapeutas.
Produção
A próxima fase da automação e a aplicação da
inteligência artificial na manufatura interromperá a contratação para
funções de produção nas fábricas por meio de melhores análises e maior
colaboração homem-máquina. Isso também terá impacto no desenvolvimento
de produtos e no marketing de vendas.
A necessidade geral por habilidades físicas e
manuais no setor está diminuindo mais do que o dobro em relação aos
outros setores. Em relação às cognitivas básicas também está diminuindo,
à medida que as funções de suporte ao escritório são automatizadas.
O número de profissionais, como representantes de
vendas, engenheiros, gerentes e executivos, deve crescer. Isso levará ao
crescimento da necessidade de habilidades sociais e emocionais,
especialmente comunicação avançada e negociação, liderança,
gerenciamento e adaptabilidade.
Em relação à tecnologia, tanto habilidades
avançadas de TI quanto habilidades digitais básicas, aumentarão à medida
que mais profissionais de tecnologia forem necessários. A demanda por
habilidades cognitivas mais altas crescerá, impulsionada pela
necessidade de maior criatividade e processamento de informações
complexas.
Varejo
A automação inteligente e a IA continuarão a
remodelar a receita e as margens dos varejistas, pois as máquinas de
auto verificação substituem os caixas, os robôs reabastecem as
prateleiras, o aprendizado de máquina (algoritmos) melhora a previsão da
demanda do cliente e os sensores ajudam no gerenciamento de estoque.
A participação de trabalhos manuais como dirigir,
empacotar e armazenar em estoque, diminuirá substancialmente. Os
trabalhos remanescentes vão, provavelmente, concentrar-se no serviço ao
cliente, gerenciamento e implantação e manutenção de tecnologia.
A demanda por todas as habilidades físicas e
manuais e pela entrada e processamento de dados básicos diminuirá,
enquanto o crescimento será forte na demanda por habilidades
interpessoais, criatividade e empatia.
Habilidades avançadas em TI e
programação juntamente com habilidades complexas de processamento de
informações também terão um aumento na demanda.
FONTE: Michael Page
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