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Dicas para manter a calma e não fazer tempestade em copo d'água
O mundo corporativo é um terreno fértil para o estresse. Como explica José Roberto Leite, psicólogo da Unifesp, a ameaça de uma demissão,
as competições desleais e não muito declaradas entre colegas, um chefe
opressor, exigências muitas vezes exageradas são fatores que podem
elevar muito o grau de estresse de uma pessoa.
“Diante de suposições desse tipo, a pessoa cria uma série de imagens
mentais como ‘vou ficar sem dinheiro’, ‘eles acham que sou ineficiente’,
que acabam prejudicando a saúde”, explica José Roberto. “Além de
úlceras, pressão elevada, complicações cardiovasculares, o estresse
laboral também é responsável por muitos casos de depressão e dependência
de drogas.”
Quais os principais sintomas do estresse
Um alto grau de estresse, segundo ele, normalmente começa com irritabilidade, distração e perda de atenção.
“A pessoa fica alternando diversos pensamentos e, como recebe muitos
estímulos ao mesmo tempo, acaba se irritando por qualquer motivo”,
explica.
Sintomas fisiológicos como dor de cabeça constante, problemas
gastrointestinais, alteração de funcionamento de intestino, dor no corpo
etc também são preocupantes. “Quem percebe tudo isso pode saber que
está vivenciando uma situação de alerta”, afirma. Nesse caso, é preciso
buscar algum recurso para lidar com essa situação.
Como combater o estresse?
- Preste atenção na respiração
Segundo José Roberto, o primeiro passo para afastar o estresse é
respirar de forma abdominal e manter a atenção na entrada e na saída do
ar. “Quando você consegue manter o foco na respiração abdominal, começa a
estabelecer alternativas de pensamento para situações desconfortáveis”,
explica o especialista.
- Busque alternativas lógicas
Esse exercício de respiração ajuda a encontrar alternativas mais
lógicas para analisar uma situação. “Quando isso ocorre, o estressor
perde a força porque você passa a perceber erros lógicos que todo mundo
comete quando analisa uma situação estressante do dia a dia”, diz o
especialista.
“Você acha que seu chefe tem olhado feio para você, mas o
que de fato isso significa?”, questiona. “Muitas vezes fazemos aquela
famosa tempestade em copo d’água por achar que alguém olhou feio para
nós quando, na verdade, a pessoa nem estava nos vendo.”
Embora respirar e analisar possam parecer dois passos muito simples, o
especialista afirma que nem todo mundo aprende a se concentrar dessa
forma sozinho. “Às vezes é preciso buscar a ajuda de um profissional
sério”, afirma.
Não custa nada tentar, não é?
FONTE: VAGAS.COM
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