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Veja como mostrar que você tem habilidade e potencial para entrar no mercado de trabalho
Oferecimento: IBMEC
Começar a vida profissional é
uma corrida contra o tempo, com vários obstáculos pelo caminho. É
preciso tomar muitas decisões, encontrar oportunidades que tenham a ver
com o que você está buscando e, claro, demonstrar que você tem
habilidade e potencial para realizar o trabalho em questão.
Para ajudar nesse momento desafiador, Kenneth Nunes, diretor geral do Ibmec São Paulo, indica quais são os passos essenciais para entrar no mercado de trabalho da melhor forma. Confira!
Atitudes essenciais para começar a vida profissional
1 – Comece olhando para você mesmo
O que mexe com você? Qual é o seu
propósito? Segundo Kenneth, quem não encontra algo que possa fazer com
prazer, possivelmente, terá uma dificuldade maior para evoluir e
conquistar cargos mais altos. “Autoconhecimento é o fator central para
iniciar essa jornada profissional ”, afirma.
2 – Invista em uma boa formação
Procurar uma boa formação e se
atualizar, o tempo todo, também são atitudes fundamentais. Investir em
idiomas é indispensável. Inglês já é obrigatório, ninguém tem como fugir
disso. “Parece brincadeira, mas durante toda a vida eu vi profissionais
perderem oportunidades por não insistirem em uma formação mais sólida”,
diz Kenneth.
O diretor geral alerta: ter uma boa
educação não é privilégio de quem fez uma boa escola até o Ensino Médio.
“Eu mesmo fiz o Ensino Médio em escola pública e continuei buscando uma
boa formação, porque entendi a importância que teria em minha
carreira”, afirma. Para ele, cada ano investido em educação significa
quase um salário mínimo a mais na remuneração de um profissional.
“São
dados informais que aparecem de forma evidente nas pesquisas que temos
feito no mercado de trabalho”, conta.
3 – Tenha resiliência
Ter resiliência é não se incomodar
tanto com os problemas que aparecerão em sua vida. Quem deseja ser um
executivo de sucesso precisa entendê-los como etapas para a evolução profissional.
“Por vezes, o resultado não é tão rápido quanto o esperado e a pessoa
acaba deixando uma proposta de trabalho passar, prejudicando a evolução
profissional”, afirma.
4 – Mostre que você tem capacidade de fazer acontecer
Em entrevistas de seleção e dinâmicas
de grupo, as empresas buscam pessoas que tenham capacidade de lidar com
situações problemáticas e oferecer alternativas. “Queremos
profissionais que se mostrem disponíveis para o trabalho e
aprendizagem”, afirma. Kenneth ainda acrescenta que, normalmente, o
profissional que cresce não é aquele que tem competência mais técnica,
mas aquele que é “rainmaker”, ou seja, a pessoa que faz chover. “É quem tem atitude, quem observa os colegas e consegue mudar o contexto”, explica.
5 – Seja empático no ambiente de trabalho
Ter empatia no trabalho
significa respeitar o seu colega. O Ibmec integrou a “empatia” em seu
Processo de Seleção de Novos Talentos, que substituiu o vestibular
tradicional deste semestre, como um dos fatores centrais. “É importante,
desde o início, saber se colocar no lugar do outro e identificar suas
necessidades, esse é um jogo de ganha-ganha”, afirma o diretor. Ele
explica que quem compreende as necessidades do colega tem mais chances
de também ter suas necessidades compreendidas.
6 – Tenha uma visão global
O diretor também ressalta que as
empresas buscam profissionais que façam mais do que resolver problemas
em suas áreas. “Elas querem pessoas com visão global, mas isso não
impede que você se torne especialista em uma área”, afirma. O importante
é entender como as áreas se conectam e contribuir com os objetivos da
instituição. “Ou você pode se tornar um profissional isolado dentro da
empresa, complementa.”
7 – Pense no motivo do problema ter aparecido
De acordo com Kenneth, bons
profissionais conseguem resolver problemas, mas excelentes profissionais
identificam o motivo da ocorrência destes problemas. “São esses
profissionais que as empresas procuram”, afirma. “Eles têm uma
capacidade mais ampla de compreender o contexto, identificar o problema e
promover soluções”, diz.
8 – Invista em networking da forma certa
Networking é um ponto crítico, desde o
início da carreira. É preciso circular, conhecer pessoas de várias
organizações e aprender com elas. “É exatamente dessa forma que o
networking deve entrar na sua agenda, com perspectiva de aprendizado”,
afirma Kenneth.
9 – Aceite desafios
Aceitar desafios pode ser uma maneira de dar um upgrade em sua carreira.
O que você acha de passar dois anos na África? Muita gente escolhe o
caminho mais óbvio e desvia de oportunidades que representam grandes
riscos. “Essas oportunidades, que hoje parecem arriscadas, podem se
tornar o grande diferencial de sua carreira”, conclui o diretor.
FONTE: VAGAS.COM
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