IMAGEM: http://blog.carreiras.sereducacional.com |
É comum ouvir profissionais dizerem que passam mais tempo no local de trabalho,
com seus colegas, do que em sua própria casa, com os familiares.
As
longas jornadas acabam por favorecer o surgimento de vínculos que,
muitas vezes, extrapolam o nível corporativo e passam para o terreno
pessoal.
Não é proibido manter amizade com quem se trabalha, mas, quando
esta pessoa é o chefe, é preciso tomar alguns cuidados. Confira algumas
dicas.
Façam acordos
O chefe e seu subordinado estão em posições bem diferentes dentro da
empresa, e esses lugares precisam ser respeitados.
O interessante é que
os limites de tratamento estejam bem claros, como numa espécie de
contrato, para não haver constrangimento para nenhuma das partes. Regras
de convivência são necessárias em qualquer espaço e facilitam o bom
andamento dos relacionamentos.
Separem vida pessoal e trabalho
É importante saber separar cada momento para não ultrapassar nenhum
limite. Em ambiente profissional, os assuntos das conversas devem ser
relativos às rotinas da empresa, assim como, estando fora deste
ambiente, o papo está liberado para girar em torno de qualquer assunto
desde que o trabalho fique de fora. Dessa maneira, evitam-se
constrangimentos e até mesmo, qualquer tipo de confusão ou mal
entendido.
Mantenham o profissionalismo
Independente da proximidade e do estreitamento desta amizade, dentro
do trabalho é preciso manter postura profissional. Dirigir-se ao
superior com o devido respeito e formalidade, que sua posição pedem.
Este deve ser um movimento de mão dupla. O chefe também precisa entender
o seu lugar, e o de seu funcionário, e tratá-lo com o mesmo respeito.
As brincadeiras dos amigos, quando há intimidade para tal, devem ficar
reservadas para os momentos de lazer, fora da empresa.
Menos é mais
Amigos costumam compartilhar detalhes de suas vidas pessoais,
assuntos familiares e bastante particulares. O cuidado para não dividir
tais particularidades com os demais colegas é importante.
Conversas
pessoais devem ficar para horários após o expediente. Assim como, é
preciso saber conduzir
a situação quando algum problema passa a interferir na vida
profissional. Um bom chefe deve encaminhar o seu funcionário de maneira
imparcial.
FONTE: http://blog.carreiras.sereducacional.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário