terça-feira, 10 de julho de 2018

O que as empresas procuram em um currículo?



IMAGEM: Michael Page
Para que você tenha alguma chance de avançar para a fase de entrevista seu CV precisa de alguma forma chamar a atenção do leitor. 

Os recrutadores e gerentes responsáveis pela contratação podem receber centenas de requisições para uma vaga, por isso algumas vezes somente passam o olho nos CVs antes de ir para a entrevista.

 



Cause impacto


A fim de causar um impacto imediato, o seu CV terá de comunicar as seguintes informações de forma objetiva e sucinta:

  • Funções e responsabilidades - Você vai precisar adequar o seu CV para cada vaga específica em que se candidatar, por isso é vital que os cargos e responsabilidades inclusos em seu CV sejam relevantes (ou, pelo menos, compatíveis) para a vaga em oferta. É importante que o seu CV ofereça mais do que apenas uma lista de suas responsabilidades.

  • Experiência - Certifique-se de que sua experiência, seja de seis meses em uma vaga ou quatro anos em outra, pareça consistente e relevante para a vaga a qual você está se candidatando. Deixe claro onde agregou valor e sua contribuição para qualquer projeto de grande visibilidade.

  • Competências - Certifique-se de incluir todas as competências relevantes adquiridas e exigidas de você em vagas anteriores. Suas competências irão complementar a sua experiência e devem, finalmente, ilustrar a sua aptidão para a vaga em oferta.

  • Resultados e conquistas - Os gerentes responsáveis pelas vagas gostam de ver resultados, por isso, se você alcançou um nível acima de sua meta como um gerente de vendas, por exemplo, certifique-se de afirmar seus objetivos como montantes ou percentagens, e demonstre como você os ultrapassou.

  • Educação - Destaque certificados educacionais relevantes, especialmente quando foram listados como essenciais ou desejáveis nos critérios de seleção.


Quando tiver acertado todos os detalhes, seu CV precisará estar bem escrito e com boa aparência se quiser que ele chame atenção de um gerente ou recrutador de forma rápida e eficaz. 


Para fazer isso, é importante prestar atenção aos seguintes detalhes:

  • Leitura fácil - Certifique-se de que o layout de seu CV esteja claro e consistente, contendo apenas um tipo de fonte (negrito pode ser usado para destacar) e utilizando pontos para delinear competências, conquistas, responsabilidades, etc., em vez de frases desconexas.

  • Sem inconsistências - Garanta em seu CV uma ordem cronológica correta e clara, sem lacunas de tempo inexplicáveis ou inconsistências em relação a responsabilidades que você desempenhou ou realizações que você tenha incluído.

  • Idioma relevante – Certifique-se de incluir palavras-chave reconhecíveis de imediato em todo CV. Evite jargões excessivos e esteja consciente de que a pessoa que o ler pode não ser um técnico ou mesmo fazer parte da indústria, no entanto, eles vão saber o que procurar.

  • Formato  – Formate seu CV de tal forma que o destinatário será capaz de abri-lo facilmente - nenhum recrutador quer baixar um software para visualizar um CV. Além disso, certifique-se de, ao salvar o seu CV, incluir seu nome, por exemplo, JohnSmith-CV no título salvo.

 
Você pode possuir todas as habilidades e experiências desejadas para se destacar em uma vaga, mas se não documentá-las claramente em seu currículo, pode ficar para trás na hora de ser considerado para a vaga a qual se candidatou.








FONTE: Michael Page

Nenhum comentário:

Postar um comentário