quinta-feira, 12 de julho de 2018

Graduado e procurando o primeiro emprego? Veja o que fazer



IMAGEM: VAGAS.COM

É possível que alguns ajustes na estratégia acelerem a conquista de uma vaga


O segundo semestre chegou e você está começando a suar frio porque não quer terminar o ano formado e ainda sem o tão sonhado primeiro emprego. Certo? Pior que isso: seus amigos estão empregados, ganhando bem e com mil vantagens para contar. Calma! É bem possível que alguns ajustes na sua forma de procurar emprego possam mudar essa situação.

Don Raskin, coach de profissionais em fase incial de carreira e autor de The Dirty Little Secrets of Getting Your Dream Job, faz algumas recomendações para quem está nesse momento e precisa rever sua estratégia. Confira!



Passo-a-passo para conseguir o primeiro emprego



1 – Converse com colegas que estão trabalhando


O caminho mais rápido para seu primeiro emprego é por meio das pessoas que você conhece. Aqueles colegas de faculdade que começaram a trabalhar recentemente são um ótimo recurso. 

Converse com eles, fale sobre seus interesses. Eles podem não conseguir um emprego para você, mas é possível que forneçam seu contato para recrutadores e gestores em suas empresas. Além disso, como eles acabaram de passar por um processo seletivo, podem ter algumas dicas valiosas para dar.


2 – Comece um trabalho freelance ou temporário


Ter no currículo um trabalho freelance ou temporário no item “experiência profissional” é bem melhor do que nada. Esse esforço provavelmente seja bem visto pelo recrutador durante a entrevista de emprego, por exemplo. Sem contar que contratos desse tipo, além de renderem alguma remuneração, podem se transformar em uma contratação em tempo integral. 

Se você demonstrar que tem o perfil ideal para a empresa pode ser automaticamente considerado para uma vaga efetiva quando ela surgir.


3 – Aproveite o serviço de orientação de carreira da faculdade


Se a sua faculdade oferece esse serviço, não há por que não aproveitar, ainda que você já tenha se formado. É bem possível que os orientadores possam ajudar a melhorar seu currículo e tenham muitas ideias e contatos para oferecer. Peça ajuda!


4 – Selecione 5 empresas em que você quer trabalhar (e deixe que elas saibam disso)


Se você quer muito trabalhar em uma empresa, faça a pessoa responsável pelas contratações saber disso. Escreva uma carta de apresentação contando sobre a sua vontade. Por que você quer tanto trabalhar lá? A cultura da empresa está alinhada aos seus valores? Você está conectado com a missão da empresa? Ela apoia a mesma causa do social que você? Essa “paixão” pode ser um bom começo, espcialmente no início de sua carreira, quando você está pedindo aos empregadores que apostem em seu potencial, e não em seu histórico.


5 – Pratique a entrevista


Faça algumas simulações de entrevista com algum colega que tenha experiência nisso ou com um coach que possa avaliar seu estilo de comunicação e sinalizar algum erro que você possa estar cometendo.









FONTE: VAGAS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário