quinta-feira, 16 de novembro de 2017

FRASES QUE NUNCA DEVEM SER DITAS DURANTE UMA ENTREVISTA

Frases que nunca podem ser ditas durante um processo seletivo


O que um candidato não pode falar, caso não queira ser eliminado


Universia Brasil
Processos seletivos de empregos são competitivos. Isso todo mundo sabe. Por isso, qualquer deslize ou erro pode ser considerado um fator eliminatório. 

Como estão em constante avaliação, candidatos devem ter cuidado na hora de se posicionar: as perguntas feitas pelo recrutador podem soar como clichê, mas as respostas dadas devem ser autênticas.

Hoje vamos indicar frases que os profissionais nunca podem citar durante as etapas de um processo seletivo, caso não queiram ser eliminados:





“NÃO SEI”


Nunca diga “não sei” durante um processo seletivo, e sim “procurarei saber”. O desinteresse no desenvolvimento profissional é um dos principais critérios de eliminação.


“EU SÓ PRECISO DE UM EMPREGO”


Um candidato nunca pode demonstrar desespero enquanto estiver participando de um processo seletivo – os recrutadores podem interpretar de forma equivocada.


“OLHE NO MEU CURRÍCULO”


Quando indagado sobre algo que está em seu currículo, um candidato não pode pedir que o recrutador olhe ao invés de perguntar para ele, e sim explicar sobre a experiência ou a habilidade questionada.


“NÃO ESTUDEI A EMPRESA”


É dever do candidato estudar a empresa para a qual está se candidatando e o mercado na qual ela está inserida. 

Eventualmente, o profissional será questionado sobre o porquê de ter escolhido a organização e quais são as perspectivas de carreira dentro da companhia. Quem não estudou a empresa, não saberá responder de forma adequada e transparente.


“QUAIS OS REQUISITOS DA VAGA?”


Também é obrigação do candidato estudar os requisitos da vaga antes de se candidatar. Se demonstrar que se inscreveu sem saber do que se tratava, pode ser eliminado no mesmo momento.


“NÃO”


Negar algo durante o processo seletivo pode ser prejudicial para o candidato ou demonstrar falta de interesse na vaga. 

Procure ser maleável nas respostas de alguns questionamentos e, quando indagado sobre algo que não sabe, não fale que não sabe ou não quer responder, mas sim que pesquisará mais a respeito e que procurará aprender.


“DESCULPE”


A não ser que tenha errado de forma irreparável, um candidato não deve ficar se desculpando por eventuais deslizes ou pequenos erros.


“EU ODEIO MINHA EMPRESA ANTIGA”


Um candidato que cita apenas experiências negativas em empresas anteriores não é bem interpretado. 

Quando questionado dos motivos de saída, deve evitar envolver o emocional, e sim utilizar respostas como “não era um ambiente adequado para meu desenvolvimento profissional”, “não era o que eu estava esperando”, “meu perfil não era aderente à cultura da empresa”, entre outros. Jamais demonstre ódio em relação a empregos e gestores anteriores.


“O QUÊ?”


Concentração é necessária durante o processo seletivo. Mostrar a todo momento que não entendeu o que queriam dizer demonstra falta de atenção e interesse.


“NADA”


Nunca responda “nada” para algum questionamento. Além de vaga, a resposta também demonstra desinteresse. Procure contornar quando não tiver algo para responder: “não fiz ainda, mas posso fazer”.


“MEU MAIOR INTERESSE NA VAGA SÃO OS BENEFÍCIOS”


Quando um candidato responde que está mais interessado nos benefícios do que no desenvolvimento profissional que a vaga propõe, tende a ser interpretado como instável. Ou seja: se outra empresa oferecer melhores benefícios após ele ser contratado, pode desistir por conta da oferta.


Agora, destacamos com o que mais vocês devem TOMAR MUITO CUIDADO:


ERROS DE PORTUGUÊS


Treinar bem o português antes de participar de processos seletivos é fundamental para não cometer erros graves no momento de se posicionar.


GÍRIAS


Como é comum utilizar gírias no dia a dia, algumas acabam escapando ao longo dos processos seletivos. O candidato deve ficar atento às mais comuns, como “tipo” – basta pensar bem antes de falar.


PALAVRÕES


Palavrões não são aceitos em nenhuma ocasião. Podem demonstrar desrespeito e má educação.







FONTE: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário