Roupa de trabalho: pode ou não pode?
Atenção aos detalhes podem salvar (ou condenar) seu visual corporativo.
Acertar a roupa de trabalho
nem sempre é tão simples quanto parece. Uma estampa a mais ou alguns
centímetros a menos podem colocar em xeque a sua imagem profissional.
Nunca pensou nisso? Então confira as dicas da consultora de imagem
Renata Mello para fazer as escolhas certas no guarda-roupa.
8 dicas para acertar na roupa de trabalho
1. As estampas
Em empresas mais formais, o ideal é evitar peças inteiras estampadas
ou mesmo a combinação de calça e blusa, as duas peças com estampas. “O
melhor é optar por estampas de tamanho pequeno”, afirma Renata. Já em
empresas mais despojadas, que liberam o uso de bermuda, por exemplo, não
há problema algum em usar um vestido estampado.
2. “Menos é menos”
Mesmo que você se sinta poderosa usando uma saia muito curta, uma
blusa muito decotada ou um sutiã com uma alcinha linda, que fica
aparecendo, essa não é a roupa ideal para ir para a empresa.
O mesmo
vale para aquela blusinha que deixa a sua barriga aparecendo. “Lembre-se
sempre de que a roupa de trabalho é diferente da roupa de final de
semana, da que você usa para ficar em casa ou ir para a faculdade”, diz
Renata. O ideal é que a alcinha tenha de dois a três dedos para, pelo
menos, cobrir o sutiã. “O ideal é que ela não seja tão cavada.”
3. Rasteirinhas, sim, pero no mucho
Outra dica da consultora é escolher rasteirinhas que não deixem o
calcanhar de fora. “Assim elas ficam bem mais adequadas ao ambiente
corporativo”, explica Renata.
4. Maquiagem
“Não dá, seja qual for a sua função, idade ou tipo de empresa.” Ou seja, se você não curte aquela maquiagem toda, uma base leve, um rímel e um batom podem resolver tudo. E, claro, aquela secada básica nas madeixas também.
5. Acessórios
Outra dica da especialista é não exagerar no tamanho dos acessórios e
sempre preservar o seu conforto e dos seus colegas. “Se você passa o
dia todo digitando, não pode usar uma pulseira que faz barulho e
incomoda todo mundo.”
6. Camisa polo sim, camiseta não
Segundo Renata, os homens costumam errar menos na roupa de trabalho, mas cometem algumas gafes especialmente no casual day.
Sua dica é não usar calças que tenham aquela cara de final de semana e
nem camisetas. “O melhor é optar por uma camisa polo” diz ela. Isso,
claro, a menos que você trabalhe num ambiente totalmente informal, em
que camisetas são praticamente o uniforme da galera.
7. Cores e calores
Também para os homens, a consultora recomenda não utilizar camisas
muito escuras em dias muito quentes. “Para os que transpiram muito, o
ideal é usar uma regata de algodão por baixo”, diz Renata.
8. Relógios discretos
É… Mesmo que o seu seja lindo, se ele for um escândalo, o melhor é passar longe da empresa com ele. Aqui, menos é mais mesmo.
FONTE: VAGAS.com
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