quinta-feira, 9 de novembro de 2017

PRINCIPAIS MENTIRAS DITAS EM PROCESSOS SELETIVOS

As principais mentiras ditas em processos seletivos de emprego


Transparência é requisito fundamental para candidatos serem selecionados.


O principal erro de um profissional que está participando de um processo seletivo é mentir durante alguma fase da seleção: em alguma etapa, o candidato será questionado sobre o que afirma em seu currículo – se ele não souber responder, automaticamente será eliminado, afinal, nenhuma empresa quer contratar alguém que tenha, como prática, inventar e trapacear.

A transparência é um requisito fundamental solicitado por quem contrata. Por isso, o candidato que quer conquistar a vaga deve ser verdadeiro durante todo o processo. Caso contrário, corre o risco, ainda, de ficar queimado no mercado de trabalho para futuras oportunidades.

Recrutadores conseguem identificar mentiras até mesmo no currículo do profissional, sem nunca ter conversado com ele.

A seguir, confira as principais mentiras ditas por candidatos durante os processos seletivos de emprego e tome cuidado para não cometer nenhuma delas, mesmo que sem querer:


EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS ANTERIORES

Convencidas de que só terão chance de ingressar na empresa, caso tenham tido experiências profissionais em grandes organizações, existem pessoas que mentem sobre empregos antigos. 

Há também candidatos que, por medo de serem eliminados por terem ficado pouco tempo em alguma organização, mentem sobre o tempo que trabalharam na companhia. Existem, ainda, profissionais que foram demitidos de empregos anteriores e, para não admitir o fato, acabam inventando uma história completamente diferente da realidade.

Fato é que: a empresa contratante vai pesquisar a respeito das experiências anteriores do candidato e, caso haja alguma divergência entre as histórias, a contratação pode, inclusive, ser cancelada.


FLUÊNCIA EM IDIOMAS

Dizer que possui conhecimento avançado em algum idioma é, talvez, a mentira mais contada entre profissionais. 

O problema é que algumas empresas realmente precisam de funcionários fluentes em outras línguas, por isso, durante suas entrevistas presenciais, exigem que o candidato responda às perguntas no idioma com que trabalham.

Imagine a situação: o profissional chega à última fase do processo seletivo e, quando vai conversar com o gestor responsável pela vaga, não consegue respondê-lo em inglês, sendo que em seu currículo estava nível de conhecimento avançado – não queira passar por essa experiência.


HABILIDADES

Assim como com idiomas, profissionais também afirmam ter conhecimento avançado em programas e outras competências técnicas. Novamente o problema se repete: existem casos de funcionários que foram demitidos em uma semana, pois não sabiam mexer em nada que afirmaram dominar.

Mentir sobre cursos e certificações também é comum. Além disso, há, ainda, profissionais que se declaram proativos e que gostam de trabalhar em equipe, mas, quando chegam em uma dinâmica em grupo, não mostram atitude e ainda têm um péssimo relacionamento com os concorrentes.

É preciso compreender que o perfil do candidato deve estar aderente à empresa; caso contrário, nenhum dos dois ficarão satisfeitos com a contratação.


LOCAL DE RESIDÊNCIA

Buscando a contratação, existem profissionais que mudam seu endereço de acordo com a localização da empresa. 

No entanto, algumas organizações costumam enviar documentos e outros itens por correio – o candidato ter que admitir que mudou de endereço assim que for contratado não será bem interpretado.


HOBBIES

Distrair-se é fundamental, mas há profissionais que têm medo de assumir como aproveitam suas horas de lazer durante uma entrevista de emprego. Pessoas podem gostar de estudar, mas dificilmente levarão a prática como hobby. 

Quando questionados sobre o que gostam de fazer, os candidatos devem ser sinceros: filmes, leitura, música, passeios, fotografia, esportes – o que for! Recrutadores conseguem identificar características comportamentais a partir da resposta, por isso é necessário ser transparente.


PONTOS FORTES E FRACOS

Para essa pergunta, existem respostas comuns entre os profissionais: ansiedade, proatividade, perfeccionismo etc. 

No entanto, o candidato precisa ser sincero com o recrutador: como pode contribuir com a empresa a partir de suas habilidades e quais competências precisa aprimorar para manter um bom desempenho.

Não é errado possuir defeitos, afinal, nenhuma pessoa possui apenas qualidades. A resposta deve refletir o perfil do profissional, pois as características também devem ser aderentes à cultura da empresa – que às vezes pode não estar precisando de uma pessoa proativa.










Fonte: Artigo escrito pela jornalista Giulianna Gaspareto com contribuição de Flávia Silva. 

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