Por que é importante
colocar o objetivo profissional no currículo
Em
processos seletivos, candidatos começam a ser avaliados a partir da entrega do
currículo.
Um currículo é o cartão de visitas de um
profissional dentro
das empresas. Com o documento, os recrutadores conseguem selecionar os
candidatos com perfis mais aderentes à oportunidade disputada. Por isso, para
destacar-se dos concorrentes, é preciso ter um currículo bem estruturado.
1. Dados pessoais
2. Objetivo
3. Formação acadêmica
4. Experiência profissional
5. Qualificações e habilidades
Um deles,
no entanto, é constantemente esquecido: O OBJETIVO PROFISSIONAL.
Muitas
pessoas parecem não conhecer a importância de esclarecer seus objetivos de
carreira no currículo. Entretanto, recrutadores valorizam candidatos que
demonstram ter certeza do que procuram para a sua vida profissional: ao
especificar as expectativas tanto na profissão quanto na empresa para a qual
está se candidatando, as chances de conseguir a vaga desejada aumentam.
Profissionais
parecem ter medo de exemplificar o que esperam. Contudo, o tópico é fundamental
na hora de definir quais candidatos continuarão participando do processo
seletivo.
COMO
ESCREVER UM OBJETIVO PROFISSIONAL
O
objetivo pode ser descrito em, até, três linhas. De forma sucinta, evitando
frases longas e muitos detalhes, o profissional deve informar sua área de
atuação e suas expectativas profissionais – inclusive, dentro da organização
que deseja trabalhar.
Por mais
que o espaço seja curto, o candidato não pode ser genérico em sua descrição e
deve evitar usar clichês e frases feitas – é preciso mostrar transparência
e, além disso, empresas querem profissionais que sabem aonde querem chegar.
Para escrever um texto efetivo, basta pensar no plano de carreira, avaliar o
momento que está vivendo e o que pretende alcançar como profissional no futuro.
FIQUE
ATENTO
Se o
candidato está participando de diferentes processos seletivos, não pode mandar
o mesmo objetivo profissional para as empresas em que se candidatou. É
preciso analisar os negócios de cada organização, para, então, escrever as
expectativas baseadas nos propósitos da companhia.
Muitos
profissionais cometem o erro de não mudar o objetivo e enviar currículos que
não condiziam com a realidade da vaga.
Quando um recrutador lê um documento e
vê que as expectativas de carreira não estavam alinhadas ao dia a dia da
empresa, automaticamente eliminam o candidato – afinal, as metas não estavam
relacionadas às funções daquela oportunidade.
Fonte: Artigo escrito pela jornalista Giulianna Gaspareto
com contribuição de Larissa Santana.
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