“Por que não consigo arrumar emprego?”. Os profissionais que
estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, costumam
repetir essa pergunta quase como um mantra.
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Entretanto, em meio ao desespero, é importante observar alguns sinais
que podem indicar o porquê ainda não conseguiu êxito, principalmente
depois de um longo período de procura.
Neste contexto, o consultor de RH Fábio Moreira Rocha indica algumas razões por você ainda estar desempregado.
1. Você não construiu um bom networking
Faça uma pesquisa rápida: não é difícil encontrar alguém que
conseguiu algum emprego graças à indicação de um amigo ou ex-colega de
trabalho. Por isso, manter uma boa imagem profissional é a chave do
sucesso para sua carreira.
2. Você está despreparado
Se o período no emprego anterior foi muito longo, provavelmente você
está “enferrujado” no que diz respeito ao que deve mostrar na entrevista
e sobre o que as empresas querem saber atualmente. Converse com pessoas
que possam agregar esse conhecimento ou contrate um coaching de
carreira, ele vai ajudá-lo a desenvolver sua imagem profissional da
maneira correta.
3. Você vai mal nas entrevistas
Policie o seu comportamento nos processos seletivos que tem feito. Má
postura, gírias, roupas inadequadas, falta de sinceridade, enfim, tudo
deve ser considerado na hora de garantir uma boa oportunidade de
emprego.
4. Você está exigindo um salário acima da média
As empresas não costumam contratar alguém com uma média salarial bem
maior do que a de seus colaboradores. Portanto, tenha o pé no chão, não
exija um salário fora dos padrões do mercado e outras regalias, por mais
que acredite que mereça.
5. Você é qualificado demais para o cargo que procura
Por mais desesperadora que seja a situação, jamais tente retroceder
na sua carreira. Além de correr o risco de não conseguir o emprego, caso
consiga, sua qualidade de vida cairá, pois não usará todo o seu
potencial criativo.
6. Sua profissão não está em alta
Neste caso, vale considerar mudar de profissão e investir em outro curso técnico ou graduação.
7. Você fala demais
Os extrovertidos costumam falar mais sobre si na hora da entrevista
do que de suas habilidades para o trabalho. Se fizerem uma pergunta,
simplesmente responda. Sem rodeios, sem usar exemplos distantes.
8. Ou “de menos”
Não confunda a falta de comunicação com timidez. Os recrutadores
sabem reconhecer um profissional tímido e outro que não tem conteúdo. Se
não conseguir mostrar tudo que sabe, não vai conseguir emprego.
9. Você não consegue superar a saída de um antigo trabalho
Muitas pessoas têm dificuldades de superar a saída repentina de um
emprego, principalmente quando se trata de uma demissão, algumas até
entram em depressão. Por causa disso, o desempenho ao procurar um novo
trabalho é prejudicado.
Se você não está se sentindo bem para ingressar
numa nova empresa, não leve ressentimento de seus antigos empregadores,
tire um período sabático. Trabalho novo, vida nova!
10. Você é prepotente
Ter autoconfiança e conhecimento de suas habilidades é diferente de
acha que é o melhor e consegue fazer sozinho tudo o que mandarem.
Esse
tipo de atitude pode soar como arrogância e não é admitida caso você for
trabalhar com uma equipe, por exemplo.
FONTE: https://www.catho.com.br
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