terça-feira, 8 de maio de 2018

O que você fala… O que o recrutador entende.



IMAGEM: Fonte: Universa
Você está frente a frente de um entrevistador que te faz mais uma vez aquela tradicional pergunta para a seleção do novo funcionário da empresa.

Nesse contexto, você pensa que usar frases feitas pode parecer uma boa alternativa para impressionar. Porém, você precisa ficar atento: muitas delas podem ser interpretadas pelos recrutadores de forma totalmente diferente da esperada.




“Meu pior defeito é ser perfeccionista”


O que o recrutador entende:


Você tem necessidade de se supervalorizar, o que pode ser uma forma de compensar a baixa autoestima. Além disso, o recrutador pode colocar em dúvida a sua agilidade nas entregas: afinal, para quem tem um alto nível de exigência, o trabalho nunca está bom o suficiente.

Melhor dizer:


“Como todo mundo, tenho pontos a melhorar. Ultimamente, tenho trabalhado bastante para superar… “. Vale citar um defeito seu, real, como a falta de paciência.



“Já aprendi tudo o que podia no meu emprego atual”


O que o recrutador entende:


Aos ouvidos do recrutador, esse tipo de frase soa como um atestado de arrogância, já que é humanamente  impossível aprender 100% do que há disponível sobre um determinado trabalho ou segmento. Diante de uma frase vaga como essa, o entrevistador pode imaginar que você está querendo esconder o real motivo por trás do seu desligamento de uma empresa.

Melhor dizer:


Se você realmente acredita que seu emprego atual já não agrega mais nada à sua carreira,  o melhor é dizer isso fazendo referência a objetivos específicos.  Que você procurava aprender tal coisa e já conseguiu isso na empresa atual e agora busca uma oportunidade que ensine sobre A, B e C.


“Sou flexível, me adapto fácil”


O que o recrutador entende:


Você não tem muita personalidade ou pode apresentar dificuldade para se posicionar diante de temas relevantes.

Melhor dizer:


Tenho facilidade de perceber as necessidades de mudança e planejar minhas ações em um novo cenário”.


“Antes de tudo, qual é o salário?” ou “Quais são mesmo os benefícios dessa vaga?”


O que o recrutador entende:


Você está mais interessado na remuneração do que no trabalho que irá desempenhar.

Melhor dizer:


O melhor é não fazer esse tipo de questionamento no momento da entrevista. Procure saber antes todos os detalhes da vaga. Se já sinalizou sua pretensão salarial e foi chamado para essa etapa,provavelmente os benefícios serão condizentes com a sua expectativa inicial. Deixe para o recrutador a iniciativa de tocar no assunto. Quando isso acontecer, busque apresentar dados concretos sobre o mercado, com base em pesquisas salariais, se possível, para sustentar o seu lado da negociação.

“Saí do meu antigo emprego porque meu líder nunca
reconheceu meu valor” ou “Não fui promovido porque meu ex-chefe me perseguia”

O que o recrutador entende:

  Você é imaturo, gosta de posar de vítima , não faz autocrítica e não consegue mostrar resultados. 

Quando você fala mal das pessoas com quem você trabalhou, é a sua reputação que sai ferida. Profissionais com “língua afiada” na entrevista são frequentemente vistos como pouco confiáveis e antiéticos.  Aliás, fazer qualquer menção
negativa ao emprego anterior é algo que pega muito mal durante a entrevista.

Melhor dizer:


Você pode fazer críticas à sua antiga chefia, desde que sejam bem fundamentadas e construtivas. Em vez de atacar características pessoais dele ou dela, é melhor apontar características do seu estilo de gestão que trouxeram prejuízo para o trabalho. 

Também vale explicar qual foi a sua postura diante desse desafio de relacionamento. “Estou buscando a oportunidade de crescer nessa área — ou em uma nova área, se for o caso — e de assumir desafios novos”. Se possível, relacione as atividades que espera desempenhar às características da vaga.


“Sou fluente, mas estou com o inglês enferrujado”


O que o recrutador entende:


Você não foi sincero ao montar o seu currículo. Você deixará a mesma impressão ao citar uma outra habilidade qualquer no currículo, se não for capaz de atestá-la, na prática.

Melhor dizer:


A verdade. Se você não é fluente, informe o seu nível de conhecimento do idioma.


“Preciso muito desse emprego” ou  “Pode confiar em mim, eu sou da religião/partido X”


O que o recrutador entende:


Você está apelando para o emocional, o que costuma ser a última cartada quando o próprio entrevistado reconhece não ter todos os pré-requisitos necessários para assumir o cargo.

Melhor dizer:


Não tente ganhar a simpatia do recrutador com base em qualquer outro argumento que não seja profissiona. Você pode dizer algo desse tipo: “Tenho muito em comum com a cultura da empresa e a vaga está perfeitamente alinhada com os objetivos que tenho para a minha carreira.”


“Não tenho exemplo de resultado ruim, sempre bati
minhas metas”

O que o recrutador entende:


Você está mentindo ou, então, que é tão orgulhoso que não consegue reconhecer as próprias falhas.

Melhor dizer:


“Recordo um momento em que tive que redirecionar minhas ações (descreva resumidamente), já que o resultado não atendeu aos objetivos iniciais”. O importante é falar com tranquilidade sobre um erro que cometeu e evidenciar que ele foi superado e o ajudou a orientar ações futuras.


Por fim, a dica mais importante: tente ser você mesmo de forma clara, objetiva e profissional.






Atenciosamente,

Treinadora Nunes.








Fonte: Universa

Nenhum comentário:

Postar um comentário