terça-feira, 8 de maio de 2018

Redação em entrevista de emprego



IMAGEM: https://treinadoras.wordpress.com
Você acabou de receber aquela ligação tão esperada sobre aquela vaga para qual enviou seu currículo. 

Com a entrevista marcada , você se prepara seguindo os passos já postados aqui no blog . Chega na entrevista e responde todas as perguntas de maneira segura. Porém ao final o entrevistador entrega uma folha em branco e pede para que faça uma redação.

Esse tipo de situação é cada vez mais comum durante as  entrevistas de emprego e está sendo utilizada justamente para melhorar a busca por profissionais qualificados e que saibam se expressar, compreender e escrever. 

Mais precisamente, o objetivo do avaliador é avaliar a comunicação escrita, gramática, clareza de raciocínio, objetividade, capacidade de síntese e outras competências. Ainda mais hoje que vivemos a era digital. Então hoje é bem fácil você montar um currículo , pois eles estão disponíveis aos montes e por categorias , na rede. 

Então a redação se tornou uma ferramenta poderosa para  avaliar o profissional como um todo, pois na redação é possível obter uma autobiografia do candidato e verificar se o que está escrito no currículo é sincero e válido para o cargo disponível.

Se você não está preparado para esse tipo de situação , não se preocupe , a lição de hoje vai dar dicas dos possíveis temas e sobre como escrever a temível redação “Quem sou eu”.



  1. TEMAS POSSÍVEIS PARA REDAÇÃO


Normalmente a redação é pedida em forma de dissertação onde o candidato escreve um texto de até 30 linhas ( folha pautada) , ou que não vire a folha( folha sem pauta), assinando ao final da mesma. Os temas mais pedidos são:


  • Quem sou eu? : Esse tema é o mais solicitado em uma entrevista de emprego. Ele abrange tanto a área profissional quanto a área pessoal. O candidato geralmente deve interligar as duas e mostrar como tem conseguido equilíbrio ou até mesmo sucesso com as duas. Falaremos mais a respeito.

  • Vida profissional: Esse tema é o segundo mais solicitado . Ele abrange os empregos relacionados a vaga no qual o candidato trabalhou. Nesse tema o candidato precisa abordar somente a respeito do tempo , de forma cronológica , em que ficou em cada um dos empregos em que esteve. Quais atividades principais que realizou , crescimento profissional , promoções , demissões e como cada um dos empregos irá ajudar no desenvolvimento desse ao qual ele está se candidatando.

  • Objetivo Profissional:  O tema abrange a respeito da vaga a qual se candidatou. Nesse tema o candidato deve abordar principalmente o motivo que o levou a escolher aquela vaga. Como irá contribuir para a vaga o que espera com aquele cargo, etc.

  • Formação Profissional: O tema abrange as experiências durante o período de estudos, seja no ambiente escolar, dos cursos frequentados ou da época da faculdade. Parece estranho , mas o objetivo desse tema é justamente para identificar a personalidade do candidato e ver se ele se enquadra no ambiente profissional da empresa.

  • Sobre a empresa: Esse é o mais raro e mais complexo de se responder. Ele abrange seu conhecimento a respeito da empresa a qual pretende atuar. Por isso é importante que antes de ir para uma entrevista , pesquise sobre a empresa , o máximo que puder.

  • Área de atuação: Apesar de parecer semelhante a Objetivo profissional , esse tema é mais livre. Você pode criar uma redação impessoal a respeito de sua área de atuação. Ex: Marketing, comércio, publicidade, enfermagem, etc.

  • Tema Livre: Quando o tema for livre, prefira falar da sua carreira, profissão, área de atuação ou algo sobre a atualidade. Redações com temas do tipo “domingo no parque”, “minhas férias” ou “por que tenho 20 pares de sapato no armário” são abominadas.


2. COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO

  • Leitura: Quem tem o hábito de ler tem mais facilidade em escrever um texto; compreender o que o enunciado ou o entrevistador está pedindo, em seguida, associar o tema proposto com a empresa e com o que eles buscam em você como profissional e, por último, saber por as ideias no papel para elaborar um bom texto.Não é necessário somente que o candidato leia livros de Shakespeare, Platão, Nietzsche, mas, também, leia jornais, esteja atualizado com informações do cotidiano, revistas e até mesmo assistir filmes legendados, para exercitar a leitura e compreensão, além de utilizar diversas partes ao mesmo tempo do cérebro.

  • Estrutura textual:Evite erros ortográficos, gírias e lembre-se que um bom texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.É importante também salientar que não é correto utilizar expressões como eu acho, quem sabe, eu penso, pois estas expressões passam dúvida a quem lê, não dando credibilidade ao texto a ser escrito.Evite também utilizar o “Eu” no texto, seja sempre imparcial como se escrevesse para um grupo de pessoas.Cuide para não utilizar parágrafos que sejam muito longos pois dificilmente uma pessoa se interessará em ler um texto com estes tipos de parágrafo.

  • Argumentos:Tenha sempre argumentos coerentes com o tema abordado apresentando somente seus argumentos que tenham fundamento com o que está sendo escrito sem dar dúvidas de que o candidato não domina o assunto que está explicando e deverá ser multiplicado para outras pessoas.

  • Treino de escrita: Para  fazer uma boa redação você tem que treinar e escrever bastante, uma vez que durante uma entrevista de trabalho,você poderá desenvolver com mais tranquilidade e facilidade.


 3. ANÁLISE GRAFOLÓGICA: Quando a redação não é o foco

Outra possibilidade para a utilização da redação é quando a empresa quer fazer uma análise grafológica. 

A grafologia é um instrumento que serve para avaliar através da escrita dados sobre a personalidade e aptidões dos indivíduos. Geralmente o candidato recebe uma folha tamanho ofício sem pauta, uma caneta esferográfica azul e é instruído a discorrer no mínimo 20 linhas sobre um tema específico ou livre e assinar no final. Para tal é proibido fazer rascunho e inclinar o papel. 

Neste caso, o tema da redação ou o conteúdo da mesma não é o objeto principal de análise.

O grafólogo irá avaliar de maneira bem minuciosa uma série de aspectos da escrita, tais como: inclinação das letras, distância entre as palavras, cuidado com pontuação e pressão do traço.  Não há como “forjar” uma análise como esta, ou seja, disfarçar a letra. No entanto, nesta situação é melhor se preocupar menos com o tema (pois é apenas pano de fundo) e caprichar na apresentação do texto e na própria caligrafia.



4. COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO “QUEM SOU EU”

  • Imagine que você pudesse observar você como outra pessoa, ou como se você estivesse vendo o seu próprio retrato, analise e de enfase nas suas principais características, sejam elas físicas ou intelectuais;

Ex.: Além da dedicação das tarefas e obrigações profissionais, sempre encontro um pouco de tempo no final do dia para cuidar da minha saúde, fazendo acadêmia(ou outro esporte qualquer que você goste), pois assim mantendo a saúde do corpo em dia sei que posso desempenhar ainda melhor meu trabalho no dia seguinte. ( Juventude Radical)

  • Escreva sobre você de forma detalhada, afinal esse é o propósito deste tipo de redação, quem for ler quer saber realmente como e quem você é.

Ex.: Sou “fulado”, que nasceu no dia “tal”, na cidade “tal”, localizada no “interior ou na capital”, e desde cedo busco conquistar e realizar meus sonhos, e sempre faço a minha parte para atingir o que almejo, porém nem sempre conquistamos aquilo que sonhamos, mas quando lembro que fiz o melhor de mim fico feliz, afinal fiz tudo o que estava ao meu alcance…( Juventude Radical)

  • Faça comparações entre você e coisas boas que existem no mundo, minimize seus defeitos, e façam eles jogar a seu favor no seu texto.


Ex.: Se pudesse ser um animal seria um “nome do animal”, porque “comente o porque da sua escolha”, tente relacionar esse trecho com o contexto geral da sua redação.

…. Muitas pessoas me chamam de teimoso, por muitas vezes não desistir com facilidade do que quero, mas eu chamo essa teimosia como persistência, pois muitas vezes é necessário ser persistente para vencer na vida, e não é nos primeiros desafios que eu desisto.( Juventude Radical)



EXEMPLO DE REDAÇÃO QUEM SOU EU ( Juventude Radical)

Nascido no interior de uma cidade do Paraná, de família humilde, único filho homem de uma família com duas irmãs, deste cedo tive que trabalhar e ajudar meus pais, e assim aprendi o valor de cada gota de suor, de cada real ganho após um longo dia de trabalho.

Assim como todo garoto da minha idade, tinha como sonho ser um grande jogador de futebol, brilhar no Brasil e no mundo todo, e com isso ganhar muito dinheiro, ficar rico e não ter preocupações com trabalho e muito menos com dinheiro, no entanto, o mundo nem sempre é como a gente quer, e as decepções e frustrações fazem parte do dia a dia e ajudam você amadurecer e melhor como pessoa, mas a maior decepção não esta relacionado a não ter sido jogador de futebol, mas sim pelo fato de nunca ter lutado por esse sonho como deveria.

E com esse exemplo, descobrir a importância de lutar pelo que quer e sonha, por isso hoje me considero uma pessoa determinada, focada e até mesmo teimosa, teimosia essa que consigo utilizar em meu favor transformando ela em força de vontade e persistência.

Assim consegui passar no vestibular e se formar em uma faculdade pública e de qualidade, trazendo neste momento uma das maiores alegrias para a minha vida e para os meus pais.
Apesar dos defeitos que possuo assim como todas as pessoas, tento minimizar tais defeitos com as qualidades que possuo, melhorando a cada dia, considero a minha vida como um rio, que apesar de ser cheio de curvas e obstáculos, consegue sempre vencer todos esses desafios impostos e por fim conquista o mar




NÃO HÁ UM MODELO IDEAL PARA UMA REDAÇÃO PROFISSIONAL , PEÇO QUE SEJAM OS MAIS ORIGINAIS POSSÍVEIS EM SUAS REDAÇÕES.








FONTE: 

Treinadora Nunes.

https://treinadoras.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário