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Por Adriana Fonseca
Quando um profissional participa de um processo de seleção, é normal ficar ansioso por uma resposta do headhunter. Mas, se a resposta não chega logo, como proceder? Tudo bem mandar um WhatsApp? Ou ligar? Em quanto tempo?
Para esclarecer as dúvidas dos candidatos, perguntamos a Isis Borge 
Sangiovani, gerente de recrutamento da Robert Half, como o profissional 
deve se comportar durante o processo de seleção.
Depois da entrevista, em quanto tempo o candidato deve esperar uma resposta do headhunter?
Depende do tipo de entrevista.
 Se a conversa com o headhunter teve como foco a participação do 
profissional em um processo seletivo é interessante já alinhar, na 
entrevista,  o tempo de aguardo. Chegando a data combinada, o candidato 
pode e deve fazer contato naquela data ou no máximo no dia seguinte. 
Existem processos que são urgentes e, nesses casos, o headhunter terá a 
resposta em dois dias. Em outros processos a resposta pode levar entre 
15 e 20 dias. 
Por isso o alinhamento é importante. Já no caso de a 
entrevista ser uma conversa de networking, sem existir inicialmente uma 
vaga, o ideal é manter contato uma vez por mês ou no prazo máximo de 
três meses. Muita coisa muda ao longo do mês e ter a certeza que o 
headhunter vai se lembrar do candidato caso surja uma vaga é importante.
 No início, marcar presença pode ajudar, mas se a aproximação for muito 
incisiva isso pode gerar algum desconforto, pois nem sempre há vagas 
disponíveis.
Caso o headhunter não faça contato, o candidato pode tomar a iniciativa? Se sim, qual é a melhor forma de fazer isso?
O candidato pode e deve fazer contato, pois muitas vezes o headhunter
 tenta ligar, não acha o candidato e acaba deixando na lista de 
pendências. Em alguns casos, o headhunter não dá uma resposta pois não 
surgiu uma vaga ou não teve retorno da empresa contratante. De qualquer 
forma, ao entrar em contato o candidato saberá o status real da vaga e 
isso o acalmará. A forma de contato pode ser uma ligação, mensagem de 
WhatsApp ou e-mail. A ligação telefônica garante mais riqueza na troca 
da informação, o que é importante, mas nada impede o candidato de 
escolher outros meios de contato. Isso também pode ser alinhado durante a
 entrevista.
No caso de o contato ser por e-mail ou WhatsApp, como escrever o texto de forma a não atrapalhar a participação do processo de seleção?
O e-mail ou o WhatsApp tem que ser sucinto, claro e objetivo. Cuidado
 com a escolha das palavras para não soar agressivo. É importante usar 
um tom que transmita a ideia de saber o status do processo, e não de 
cobrança ou de reclamação.
Após mandar o e-mail ou WhatsApp, quanto tempo o candidato deve esperar por uma resposta?
WhatsApp um ou dois dias. E-mail no máximo uma semana. Se não tiver 
retorno o candidato pode insistir no contato. 
É dever do headhunter dar 
retorno. Muitas vezes, o headhunter tem um volume grande de pessoas 
atendidas e acaba não dando conta de retornar para todos no tempo 
esperado. O candidato, ao insistir no contato, facilita a vida desse 
headhunter.
NOTA: headhunter é o Recrutador 
FONTE: Robert Half
 
 
 
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