IMAGEM: |
Por Adriana Fonseca
Quando um profissional participa de um processo de seleção, é normal ficar ansioso por uma resposta do headhunter. Mas, se a resposta não chega logo, como proceder? Tudo bem mandar um WhatsApp? Ou ligar? Em quanto tempo?
Para esclarecer as dúvidas dos candidatos, perguntamos a Isis Borge
Sangiovani, gerente de recrutamento da Robert Half, como o profissional
deve se comportar durante o processo de seleção.
Depois da entrevista, em quanto tempo o candidato deve esperar uma resposta do headhunter?
Depende do tipo de entrevista.
Se a conversa com o headhunter teve como foco a participação do
profissional em um processo seletivo é interessante já alinhar, na
entrevista, o tempo de aguardo. Chegando a data combinada, o candidato
pode e deve fazer contato naquela data ou no máximo no dia seguinte.
Existem processos que são urgentes e, nesses casos, o headhunter terá a
resposta em dois dias. Em outros processos a resposta pode levar entre
15 e 20 dias.
Por isso o alinhamento é importante. Já no caso de a
entrevista ser uma conversa de networking, sem existir inicialmente uma
vaga, o ideal é manter contato uma vez por mês ou no prazo máximo de
três meses. Muita coisa muda ao longo do mês e ter a certeza que o
headhunter vai se lembrar do candidato caso surja uma vaga é importante.
No início, marcar presença pode ajudar, mas se a aproximação for muito
incisiva isso pode gerar algum desconforto, pois nem sempre há vagas
disponíveis.
Caso o headhunter não faça contato, o candidato pode tomar a iniciativa? Se sim, qual é a melhor forma de fazer isso?
O candidato pode e deve fazer contato, pois muitas vezes o headhunter
tenta ligar, não acha o candidato e acaba deixando na lista de
pendências. Em alguns casos, o headhunter não dá uma resposta pois não
surgiu uma vaga ou não teve retorno da empresa contratante. De qualquer
forma, ao entrar em contato o candidato saberá o status real da vaga e
isso o acalmará. A forma de contato pode ser uma ligação, mensagem de
WhatsApp ou e-mail. A ligação telefônica garante mais riqueza na troca
da informação, o que é importante, mas nada impede o candidato de
escolher outros meios de contato. Isso também pode ser alinhado durante a
entrevista.
No caso de o contato ser por e-mail ou WhatsApp, como escrever o texto de forma a não atrapalhar a participação do processo de seleção?
O e-mail ou o WhatsApp tem que ser sucinto, claro e objetivo. Cuidado
com a escolha das palavras para não soar agressivo. É importante usar
um tom que transmita a ideia de saber o status do processo, e não de
cobrança ou de reclamação.
Após mandar o e-mail ou WhatsApp, quanto tempo o candidato deve esperar por uma resposta?
WhatsApp um ou dois dias. E-mail no máximo uma semana. Se não tiver
retorno o candidato pode insistir no contato.
É dever do headhunter dar
retorno. Muitas vezes, o headhunter tem um volume grande de pessoas
atendidas e acaba não dando conta de retornar para todos no tempo
esperado. O candidato, ao insistir no contato, facilita a vida desse
headhunter.
NOTA: headhunter é o Recrutador
FONTE: Robert Half
Nenhum comentário:
Postar um comentário