terça-feira, 29 de maio de 2018

O escolhido (ainda) não foi você e tem um porquê: Descubra aqui!



Escrito por Hugo Cardoso


"Acho que não fui bem. O santo não bateu."


IMAGEM: http://euconsigo.org

Foi esta a sensação e a primeira frase que disse ao chegar em casa após a última entrevista de um processo seletivo que participei. 

Eu queria muito aquela vaga, estava preparado, tinha todos os conhecimentos necessários, já havia passado por 3 entrevistas (fone, RH e parceiro de negócio) e estava na última etapa do processo, a entrevista com o futuro gestor. Entrei na sala, respondi a todas as perguntas, mas a entrevista não fluiu com naturalidade. Não foi uma conversa agradável, foi mais um passa ou repassa de perguntas e respostas.

Por mais que estejamos preparados, nem sempre a "lógica" prevalece nos processos seletivos. São diversos os fatores nas entrelinhas que influenciam diretamente na contratação de um novo profissional. E para esses não tem como se preparar. Eles apenas existem!


Por que se preparar então?


Simplesmente porque esta preparação é fundamental para o seu ingresso no processo. Preparar um currículo que destaque seus resultados, ter um perfil no Linkedin que seja atrativo para quem visitá-lo, fazer um networking ganha-ganha que aumente suas possibilidades e preparar-se com muita autocrítica para a entrevista são o mínimo para uma participação positiva no processo seletivo. Entretanto, estes itens não são garantia de sucesso. Existem as entrelinhas.


As entrelinhas!


Sabe quando você vai conhecer alguém especial (sogro/sogra, cunhado/cunhada, paquera) e está cheio de expectativas? Muitas vezes a química acontece logo de cara, algumas vezes ela demora um pouco mais e algumas outras a química nunca vai acontecer. Mesmo havendo algo em comum entre vocês, isto não significa que haverá química na relação. São essas as mesmas entrelinhas dos processos seletivos, entretanto aqui não existe outra opção:


A química tem que acontecer de primeira!


Nenhuma empresa vai investir em um novo profissional que (apenas) taaalvez seja o certo para a posição. Você pode ter todos os requisitos técnicos e comportamentais esperados para a posição, entretanto, se a química não aconteceu, você pode ser preterido por outro candidato que talvez não tenha as mesmas competências e qualidades que você, mas que o santo tenha batido.

E não há nada de errado nisso, afinal, por mais que você esteja em busca de uma nova oportunidade profissional, no fim das contas, tudo se dará através da relação entre pessoas. Seguem alguns exemplos de entrelinhas:


• O santo não bateu.

• Ele não vai dar certo com a equipe.

• Ele irá se frustrar muito rápido.

• Ela não vai aguentar a pressão.

• Ela não vai direto aos resultados, se explica demais.

• Ela vai direto aos resultados, não explica como fez para chegar lá.

• Ele é muito formal para a nossa companhia.

• Ele é muito informal para a nossa companhia.

• Ele não tem o perfil do nosso mercado.

• Ela tem muita energia, não vai suportar a rotina daqui.

• Ele é muito calmo, não vai aguentar o pique.

• Ele é muito afetivo.

• Ela é muito pragmática.



Ps.: entrelinhas ou falha na preparação?

Se você está 100% certo de que fez a sua parte com maestria, que fez seu marketing pessoal e vendeu suas principais realizações e não foi o escolhido, certamente tem algo nas entrelinhas.

Seja bem autocrítico: você se preparou 100% e aplicou os mesmos 100% no processo seletivo ou houve algo que poderia ter sido mais lapidado? Ao responder esta pergunta com clareza, você evita a autossabotagem. Não podemos correr o risco de jogar sempre e toda a culpa nas entrelinhas, é possível que haja alguma falha na preparação e ela só pode ser detectada por você. Eu falhei algumas vezes! Foi justamente a autocrítica com estas falhas que me fez evoluir para os próximos processos.

Vejam dois exemplos clássicos que podem sinalizar falha na preparação:


Vários currículos disparados e nenhum convite para entrevista. 

Isto pode sinalizar falha no diagnóstico ao procurar as vagas, ou seja, você não está sendo criterioso, inscrevendo-se para vagas que não têm o seu perfil. Ou ainda, seu currículo pode não estar apropriado/atraente para os recrutadores.


Participação em várias entrevistas e não é aprovado em nenhum processo. 

Isto significa que seu currículo, networking ou histórico profissional estão funcionando, porque você chegou à fase final. Entretanto, a preparação para a entrevista pode estar inadequada, seja o conhecimento da empresa e da oportunidade, seja a falta de preparação para perguntas clássicas, ou mesmo nervosismo.


Se não era o melhor para empresa, não era para você!


Se a empresa decidiu que você não era o profissional mais adequado para aquela posição, acredite: Aquela não era a empresa mais adequada para você também!


Cuidado, não generalize!


Ao receber uma resposta negativa após uma entrevista, muitos profissionais deixam-se tomar por um ar negativo e de lamentação. Calma! Isto só te fará estar mais longe do seu equilíbrio. Pense que encontrar uma nova oportunidade profissional é como encontrar um(a) parceiro(a) para um casamento. Não é fácil!

Se formos sinceros conosco mesmos, seremos sensatos e concordaremos que "aquela" oportunidade não era a nossa. 

No exemplo do começo do texto, eu cheguei em casa "decepcionado" porque sabia que não conquistaria a oportunidade que tanto batalhei. Entretanto, estava também aliviado porque naquela entrevista pude conhecer o perfil do gestor daquela posição e a conversa não fluiu. 

Lá no meu interior, eu sabia que por mais que eu desejasse a vaga e aquela Companhia, eu não seria feliz respondendo para um gestor com o qual não conseguiria estabelecer um diálogo produtivo. Ou seja, foi o melhor para a empresa e o melhor para mim.


O que fazer após um não?


Continue na luta! Siga firme na jornada! Currículos, Linkedin, Networking e Entrevistas. Continue preparando-se porque a grande hora vai chegar e você precisa estar preparado para agarrá-la com todas as suas forças. Se você desanimar durante a caminhada, você corre o risco de não perceber a sua grande oportunidade.


Eu recebi vários "nãos" até chegar nos meus "sims". Eles foram fundamentais para o meu crescimento. Eles me ajudaram nos ajustes finos das minhas estratégias e das minhas performances nos próximos processos. Seja grato a cada novo processo seletivo, pois todos eles são uma nova oportunidade para o seu crescimento, revisão dos seus objetivos e autoconhecimento.


Concluindo


Por mais que o "não" martele a sua cabeça, você não será capaz de descobrir a resposta. Muitas vezes ela está nas entrelinhas, que não são decifráveis. Cabe a nós investir cada vez mais nas variáveis que temos controle. Assim, estaremos preparados para agarrar a grande oportunidade quando ela chegar. PORQUE ELA VAI CHEGAR!


Finalizando


Este foi o último texto de "1 Mês, 9 Processos Seletivos e 3 Aprovações - A Série"! Gostaria de agradecer imensamente a cada um que passou por aqui! Esta foi uma oportunidade em que eu pude retomar os sentimentos da Transição de Carreira, um período pelo qual tenho muito carinho e muita gratidão.

Se eu fui capaz de colaborar com um único profissional em busca de seu lugar ao Sol neste momento de instabilidade econômica, eu atingi meu objetivo!

Com esta Série eu eternizo e compartilho os meus aprendizados, conhecimentos e habilidades adquiridos em busca de uma nova oportunidade profissional. Continuarei contribuindo e retribuindo aos profissionais que necessitarem de apoio neste momento delicado, assim como eu recebi de diversos colegas e amigos, mas encerro este ciclo de publicações. 

As próximas serão sobre temas diversos e já estou ansioso para compartilhar mais da minha opinião com vocês!







Hugo Cardoso







FONTE: http://euconsigo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário