terça-feira, 1 de maio de 2018

Como se portar em uma entrevista de emprego: Conte-me mais sobre você


Por Juliana Porto


"Conte-me mais sobre você" é uma das formas do entrevistador começar uma entrevista de emprego. A questão é uma maneira de quebrar o gelo e fazer você se sentir mais confortável durante o processo de entrevista. É também uma forma para o recrutador conhecer um pouco mais da sua personalidade para determinar se você é apto para a vaga.

IMAGEM: Robert Half
Compartilhar informações demais ou de menos não é uma boa ideia. O entrevistador não quer saber muita coisa sobre você. Por outro lado, se falar muito pouco, ele vai se questionar o porquê de ter revelado tão pouco. Veja algumas dicas de como responder essa questão da melhor forma possível:


Este momento da entrevista pode lhe ajudar a desenvolver uma aproximação mais pessoal com o seu entrevistador. Uma opção para a sua resposta é compartilhar alguns de seus interesses que não estejam diretamente relacionados à sua carreira. 

Você pode incluir um hobby que é sua paixão, como astronomia, xadrez ou antiguidades, por exemplo. Também vale mencionar interesses como corridas de longa distância ou ioga, que ajudam a preservar sua saúde.


Se você é um leitor ávido ou é apaixonado em resolver quebra-cabeças ou palavras cruzadas ajudarão a demonstrar sua inclinação intelectual. 

Interesses como golfe, tênis e gastronomia podem ter algum valor se você precisar entreter clientes em seu novo emprego. O trabalho voluntário demonstrará a seriedade do seu caráter e o compromisso com o bem-estar de sua comunidade.

Lembre-se, em "diga-me algo sobre você que não está no seu currículo", um dos objetivos dessa questão é conhecê-lo um pouco além da sua carreira e atitude e experiência no trabalho.

Depois de compartilhar alguns interesses pessoais de sua vida, você pode mencionar algumas habilidades profissionais que ajudaria a adicionar valor se você fosse contratado para a vaga.

Compartilhe sua expertise. Esteja pronto para compartilhar três ou quatro qualidades pessoais, habilidades ou expertises que lhe ajudariam a se sobressair no emprego para o qual você está sendo entrevistado.

Faça uma lista de seus pontos fortes antes de iniciar a entrevista, para que você saiba o que compartilhar. Analise  a descrição do trabalho e combine-a com suas habilidades. Em seguida, compartilhe as principais habilidades que fazem de você um candidato ideal para aquele posto.

No entanto, tenha cuidado para não sobrecarregar o entrevistador com muita informação. Depois de mencionar três ou quatro pontos fortes, você pode citar que tem vários outras habilidades que gostaria de discutir à medida que a entrevista se desenrola.

Normalmente, você deve evitar temas polêmicos como política ou religião.É importante evitar referências a tópicos que possam causar preocupação com sua ética, caráter, produtividade ou ética de trabalho. 

Você também não precisa compartilhar informações pessoais sobre sua família. Não há necessidade de discutir assuntos relacionados a cônjuges, parceiros, filhos ou qualquer outra informação estritamente pessoal.






Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.








FONTERobert Half

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