Por Juliana Porto
"Conte-me mais sobre você" é uma das formas do entrevistador começar uma entrevista de emprego.
A questão é uma maneira de quebrar o gelo e fazer você se sentir mais
confortável durante o processo de entrevista. É também uma forma para o
recrutador conhecer um pouco mais da sua personalidade para determinar
se você é apto para a vaga.
IMAGEM: Robert Half |
Compartilhar informações demais ou de menos não é uma boa ideia. O
entrevistador não quer saber muita coisa sobre você. Por outro lado, se
falar muito pouco, ele vai se questionar o porquê de ter revelado tão
pouco. Veja algumas dicas de como responder essa questão da melhor forma possível:
Este momento da entrevista pode lhe ajudar a desenvolver uma
aproximação mais pessoal com o seu entrevistador. Uma opção para a sua
resposta é compartilhar alguns de seus interesses que não estejam
diretamente relacionados à sua carreira.
Você pode incluir um hobby que é
sua paixão, como astronomia, xadrez ou antiguidades, por exemplo.
Também vale mencionar interesses como corridas de longa distância ou
ioga, que ajudam a preservar sua saúde.
Se você é um leitor ávido ou é apaixonado em resolver quebra-cabeças
ou palavras cruzadas ajudarão a demonstrar sua inclinação intelectual.
Interesses como golfe, tênis e gastronomia podem ter algum valor se você
precisar entreter clientes em seu novo emprego. O trabalho voluntário
demonstrará a seriedade do seu caráter e o compromisso com o bem-estar
de sua comunidade.
Lembre-se, em "diga-me algo sobre você que não está no seu currículo", um dos objetivos dessa questão é conhecê-lo um pouco além da sua carreira e atitude e experiência no trabalho.
Depois de compartilhar alguns interesses pessoais de sua vida, você
pode mencionar algumas habilidades profissionais que ajudaria a
adicionar valor se você fosse contratado para a vaga.
Compartilhe sua expertise. Esteja pronto para compartilhar três ou
quatro qualidades pessoais, habilidades ou expertises que lhe ajudariam a
se sobressair no emprego para o qual você está sendo entrevistado.
Faça uma lista de seus pontos fortes antes de iniciar a entrevista,
para que você saiba o que compartilhar. Analise a descrição do trabalho
e combine-a com suas habilidades. Em seguida, compartilhe as principais
habilidades que fazem de você um candidato ideal para aquele posto.
No entanto, tenha cuidado para não sobrecarregar o entrevistador com
muita informação. Depois de mencionar três ou quatro pontos fortes, você
pode citar que tem vários outras habilidades que gostaria de discutir à
medida que a entrevista se desenrola.
Normalmente, você deve evitar temas polêmicos como política ou
religião.É importante evitar referências a tópicos que possam causar
preocupação com sua ética, caráter, produtividade ou ética de trabalho.
Você também não precisa compartilhar informações pessoais sobre sua
família. Não há necessidade de discutir assuntos relacionados a
cônjuges, parceiros, filhos ou qualquer outra informação estritamente
pessoal.
Juliana Porto é jornalista desde 2005 e
começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá
para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações
no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou
sua vida profissional.
FONTE: Robert Half
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